O fim de semana do aniversário da capital de São Paulo deve ser de atenção para os turistas e moradores no Litoral Norte. De acordo com os serviços de meteorologia, no feriado, as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela enfrentarão um cenário de instabilidade climática entre os dias 24 e 25 de janeiro. Devido às chuvas, as praias podem estar com restrições de banho em diversos pontos da orla.
A configuração meteorológica para o sábado indica um domínio de nebulosidade sobre a região. A expectativa é de chuvas de intensidade fraca a moderada em períodos intermitentes, com termômetros oscilando entre a mínima de 21°C e a máxima de 27°C.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Já no domingo, o sol deve aparecer entre nuvens, mas a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão, especialmente durante a tarde, quando as temperaturas podem atingir os 28°C.
Em Ubatuba, a situação exige cuidado redobrado. Devido ao acumulado de precipitação ao longo da última semana, o solo apresenta alto índice de saturação. A Defesa Civil mantém o alerta para quem transita ou reside em áreas de encosta, dado o risco de deslizamentos. Em contrapartida, Ilhabela deve registrar o tempo mais aberto da região, embora com previsão de chuvas rápidas e isoladas.
Condições de balneabilidade no feriado
Além do tempo instável no feriado, o boletim semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aponta que oito praias da região estão impróprias para o banho de mar.
A classificação é baseada na presença de colônias de bactérias acima do limite de segurança, que é de 100 unidades a cada 100 mililitros de água.
A bandeira vermelha da CETESB indica que a praia está imprópria para banho devido à alta concentração de bactérias (Enterococos), indicando contaminação por esgoto ou drenagem. O contato com essa água pode causar doenças gastrointestinais, infecções de pele, olhos e ouvidos.
A classificação é atualizada semanalmente e deve ser checada antes de entrar no mar.
Em Ubatuba, a situação é crítica na Praia do Itaguá, que apresenta dois trechos impróprios, além da Praia de Santa Rita.
Já em Caraguatatuba, o monitoramento desaconselha a entrada na água na Prainha e na Praia do Indaiá. Na cidade de São Sebastião, apenas a Praia Preta do Norte recebeu bandeira vermelha nesta semana.
Finalmente, em Ilhabela, são três pontos sem condições de balneabilidade: Portinho, Itaquanduba e Julião.
As autoridades recomendam que os banhistas consultem o painel em tempo real do CPTEC/INPE para atualizações sobre tempestades e respeitem a sinalização visual instalada nas areias pela Cetesb.


