A semana começou com uma mudança brusca no tempo nas quatro cidades do Litoral Norte. A passagem de uma frente fria seguida de temporal, nesta segunda-feira (19), colocou a região em estado de atenção para chuvas volumosas, vendavais e condições perigosas no mar.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a previsão aponta para um acumulado de até 80 milímetros de chuva em intervalo de apenas 24 horas no Litoral Norte. Ilhabela espera 56 mm e
São Sebastião 55 mm no período. Os volumes são considerados altos e podem provocar alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta.
Além da chuva, a ventania é outra preocupação. As rajadas podem chegar a 74 km/h, elevando o risco de queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Diante do cenário adverso, o Gabinete de Crise da Defesa Civil foi ativado na modalidade presencial. A medida visa integrar as lideranças das instituições de emergência para garantir uma resposta rápida a eventuais transtornos causados pelo mau tempo.
A previsão indica que as chuvas devem começar a perder intensidade apenas durante a madrugada de terça-feira.
Mar agitado e navegação restrita
A Marinha do Brasil também emitiu um alerta voltado para a faixa litorânea. O sistema frontal deve provocar ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, podendo alcançar até 2,5 metros de altura.
A recomendação é que embarcações de pequeno e médio porte evitem sair ao mar. Banhistas e praticantes de esportes náuticos também devem se manter longe da orla durante o período de vigência do alerta.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.


