120 pássaros resgatados do tráfico são soltos na Mata Atlântica

No último final de semana, 120 pássaros silvestres foram devolvidas ao seu habitat natural, em uma ação conjunta de órgãos ambientais de Caraguatatuba. A soltura ocorreu no Sítio do Jacu, no bairro Tabatinga, em uma região de Mata Atlântica crucial para a conservação.

A maior parte dos animais reabilitados foi vítima do tráfico ilegal de fauna, um dos maiores crimes ambientais do país. Após serem resgatadas, as aves passaram por um longo processo de recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Parque Anhanguera, na capital paulista.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

 

Retorno à natureza

pássaro

 

A área escolhida, o Sítio do Jacu, é uma Área de Soltura e Monitoramento (ASM) habilitada e está inserida em um ecossistema protegido, com vegetações de restinga e floresta densa. As florestas da Tabatinga e Mococa são classificadas como de extrema importância para a conservação da biodiversidade local.

Eduardo Leduc, responsável pela ASM do Sítio do Jacu, ressaltou o impacto ecológico da iniciativa.

“Libertamos várias espécies que já constam em listas de extinção. As aves são fundamentais para a disseminação de sementes, garantindo a regeneração das florestas e atraindo o ecoturismo de observadores do mundo inteiro ao nosso litoral”, afirmou Leduc.

A secretária adjunta de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Ana Carolina Muri, destacou o significado moral do ato. “Representa o respeito e a devolução da liberdade a seres que nunca deveriam ter sido retirados da natureza. Podemos admirar os animais sem aprisioná-los”, concluiu.

Educação e conscientização

pássaro

A soltura, que teve um forte caráter técnico e logístico, também se transformou em uma importante aula de educação ambiental. O evento contou com a participação de crianças especiais do bairro Sertão da Quina, de Ubatuba.

Elas puderam acompanhar de perto o momento em que as aves ganharam os céus, reforçando a importância da conservação e do combate ao tráfico de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *