O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), anunciou um programa de descarbonização do transporte aquaviário do país com balsas elétricas. O novo projeto de Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, que será leiloado no dia 13 de novembro na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, prevê a substituição gradual da atual frota movida a diesel por mais de 40 novas embarcações 100% elétricas.
A iniciativa é um movimento significativo do Estado para reforçar as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e reduzir drasticamente a emissão de gases poluentes.
A modernização da frota deve eliminar até 18 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano somente nas travessias do litoral, além de contribuir para a redução de ruídos e dos custos operacionais.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Além da eletrificação da frota, a PPP promete maior conforto, segurança e agilidade para os usuários com a modernização de terminais, ampliação de flutuantes e a chegada de embarcações de última geração. O sistema manterá a base tarifária vigente, preservando todas as gratuidades e benefícios já existentes.
“Esse salto de qualidade alia inovação, sustentabilidade e eficiência na prestação de um serviço essencial à população”, afirmou o diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias, Edgard Benozatti Neto, destacando os benefícios ambientais e operacionais.
O projeto ambicioso abrange 14 travessias em diferentes regiões do Estado, incluindo São Sebastião – Ilhabela. Juntas,as balsas transportam cerca de 40 mil pessoas por dia, totalizando 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. O investimento total estimado é de R$ 2,5 bilhões.