São Sebastião busca soluções na ANP após queda nos royalties do petróleo

O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, esteve no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17) para uma reunião com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo do encontro foi discutir a distribuição dos royalties do petróleo, após uma queda significativa nos repasses ao município no segundo trimestre de 2025.

Durante a reunião, o superintendente da ANP, Bruno Conde Caselli, apresentou um panorama da distribuição dos royalties. Além disso, destacou fatores que influenciam os valores transferidos, como o preço do barril de petróleo, a cotação do dólar e as oscilações do mercado.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Caselli alertou para o grande número de ações judiciais em tramitação, atualmente mais de 1,6 mil no país, sendo 36 apenas neste ano, que podem gerar instabilidade nos repasses e a importância de usar os recursos de forma responsável.

Reinaldinho expressou a preocupação de São Sebastião com a brusca redução na arrecadação, que acende um sinal de alerta para as finanças municipais. “Estamos atentos para garantir que a queda nos repasses não comprometa os serviços essenciais. É preciso responsabilidade para não gerar despesas futuras e buscar alternativas que assegurem a sustentabilidade financeira do município”, afirmou o prefeito.

A reunião também abordou as perspectivas de crescimento do mercado de apoio offshore na região, impulsionado pelas novas operações da Petrobras na Bacia de Santos. Esse cenário deverá demandar investimentos públicos e privados em cidades do litoral paulista, incluindo São Sebastião. Para o prefeito, isso reforça a necessidade de um diálogo contínuo entre o município e a ANP.

Assim é possível enfrentar as incertezas e aproveitar as oportunidades do setor de petróleo e gás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *