O fotógrafo e documentarista Ricardo Martins, autor de quinze livros, fará o lançamento de sua mais recente obra, ‘Os Últimos Filhos da Floresta’, no dia 30 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. O evento incluirá um coquetel, exibição de um compilado documental e sessão de autógrafos.
O evento de lançamento contará com a presença de representantes do povo Guarani Mbya, das aldeias Boa Vista e Renascer, localizadas em Ubatuba, reforçando o diálogo entre culturas indígenas.
O livro é o resultado da maior e mais complexa expedição da carreira de Martins, um retrato sensível e profundo do cotidiano do povo Yanomami. Esta é um dos maiores grupos indígenas relativamente isolados do mundo, habitam a floresta amazônica entre o Brasil e a Venezuela há mais de mil anos, vivendo em profunda integração com o bioma.
“Convivendo com os Yanomami, vi um modo de vida conectado à terra, onde tudo é respeitado. Enquanto os povos originários existirem, a floresta estará em pé”, afirma Ricardo Martins.
‘Os Últimos Filhos da Floresta’ estará disponível para venda por R$ 79 nas principais livrarias do país e no site oficial do autor: www.ricardomartins.org.
Uma outra ótica sobre os Yanomami
Ricardo Martins revela que a inspiração para o projeto surgiu durante um sobrevoo pela Amazônia, ao ouvir que os Yanomami eram os últimos filhos da floresta. “Aquilo me tocou profundamente. Percebi que era hora de registrar essa história de forma visual, humana e respeitosa, mas sob outra ótica: aquela que mostra sua força, importância e beleza no cotidiano”, explica.
Tradicionalmente caçadores, agricultores e coletores, os Yanomami enfrentam crescentes ameaças desde a década de 1980, como invasões, garimpo ilegal, desmatamento, doenças externas e violência. Fatores que colocam em risco não apenas sua existência física, mas também sua cosmologia e modo de vida. O livro busca, assim, reforçar a importância da preservação desses povos originários.
A obra não se limita ao livro. ‘Os Últimos Filhos da Floresta’ incluirá QR codes que darão acesso a vídeos exclusivos, revelando os bastidores das fotos. Além disso, Martins produziu sua 5ª série documental, ‘Aventura Fotográfica Yanomami’, que será lançada pela RM Produções e deve chegar em breve a plataformas de streaming. O autor já tem outras produções exibidas em canais como Amazon Prime Video, CNBC, TV Cultura e Band Play. No dia do lançamento em Ubatuba, um compilado de 20 minutos do documentário será exibido.
Para a realização do projeto, Ricardo Martins contou com o apoio de Regiane, uma indígena que facilitou o contato com o líder Maciel após mais de um ano e meio de negociações. “Quando conseguimos essa permissão, preparamos a expedição para chegar na aldeia em oito horas, mas a viagem levou, na verdade, três dias. Apesar disso, o acesso que tivemos, sem restrições, e toda a receptividade foram únicos”, ressalta Martins, que vivenciou o dia a dia da aldeia, participando de rituais e caçadas.
Como forma de retribuição pela receptividade, Ricardo Martins abraçou o pedido das lideranças Yanomami e está construindo uma escola na aldeia Hemare Pi Wei, onde o projeto foi desenvolvido. “Nossos jovens precisam se orgulhar da nossa cultura e dos nossos costumes. Precisam ter orgulho de serem indígenas. Também precisam aprender a língua e a cultura do Napo (homem branco), pois isso será a defesa deles. Esse é o objetivo desta escola”, afirmou Maciel.
Parte da verba arrecadada com a venda dos livros está sendo revertida para a construção da escola, e uma coleção de Fine Art, além de uma vaquinha virtual, foram criadas para ampliar a arrecadação.
SERVIÇO:
Lançamento do livro e série ‘Os Últimos Filhos da Floresta’
Data: 30 de julho de 2025
Horário: 19h (coquetel, exibição do documentário e autógrafos)
Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
Endereço: Rua Condessa de Vimieiro, 22 – Centro, Ubatuba/SP
Entrada: Gratuita