Ilhabela dá início ao tradicional mês da vela com a realização da 52ª Semana Internacional de Monotipos. O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhabela, reúne atletas de diversas gerações em uma das principais competições náuticas da América Latina.
Com apoio técnico da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e apoio do Yacht Club de Ilhabela, as regatas são realizadas na raia oficial do município — um dos cenários mais prestigiados do Brasil para a prática da modalidade, que reforça o título de Ilhabela como Capital Nacional da Vela.
A programação começou nesta quinta-feira (10), para as classes HPE 25, Kitesurf e Wing Foil. A competição segue as regras internacionais da World Sailing, com acompanhamento de comitês técnicos e júri especializado.
Para o prefeito da cidade, Antônio Colucci, a competição simboliza o investimento contínuo da cidade no esporte. “A Semana de Vela de Monotipos é um orgulho para Ilhabela. Reunimos jovens promessas e nomes consagrados da vela em um ambiente de competição saudável, aprendizado e respeito ao mar. Nossa missão é continuar fomentando o esporte náutico como parte da identidade de Ilhabela”, destacou.
A cerimônia de premiação será realizada neste domingo (13), ao final das regatas, na sede da Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, no bairro Pequeá.