Artista de Ilhabela leva filme imersivo em realidade estendida para Cannes

A artista e produtora cultural Débora Bergamini, natural de Ilhabela, representou o Brasil no Festival de Cannes, encerrado em 24 de maio. Ela participou com a obra “HUMAN XR: uma experiência imersiva e interativa em realidade mista” no Marché du Film.

O filme integrou a mostra “XR SP – experiências paulistanas em ativação”, promovida no estande da Spcine e organizada pela produtora Sétima Cinema.

A iniciativa reuniu produções brasileiras que exploram as possibilidades da realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (XR). As tecnologias vêm transformando o modo como o público interage com o audiovisual.

Segundo os organizadores, a alta procura pelo espaço levou à ampliação da mostra para dois dias. “Foi a primeira vivência em XR para muitos visitantes, incluindo produtores de diversos países”, contou Ana Arruda, curadora da mostra e diretora da Sétima Cinema.

Viagem cósmica e interativa

“HUMAN XR” transporta os espectadores a uma jornada inspirada nas missões Voyager da NASA, que levaram ao espaço, nos anos 1970, discos com sons e imagens representando a diversidade da vida na Terra.

O filme permite que o público interaja de forma personalizada com os conteúdos, criando uma experiência única a cada exibição. A obra é baseada no livro “O Pálido Ponto Azul”, de Carl Sagan, e culmina em uma reflexão profunda sobre a humanidade e o futuro do planeta.

“Esse não é um filme para ser apenas assistido. É uma experiência sensorial e filosófica sobre quem somos e o que representamos no universo”, explica Bergamini. Para ela, exibir a obra em Cannes reforça a potência das narrativas brasileiras contemporâneas. “Foi um passo importante para a internacionalização do nosso trabalho em XR”.

De Cannes para São Paulo

CANNESAntes de Cannes, “HUMAN” já havia sido apresentado para mais de 4.500 pessoas em sessões no REAG Belas Artes, em São Paulo. E também nas unidades do Sesc de Santos e Sorocaba.

A obra ainda esteve em destaque na GamesCom Latam, maior evento de games da América Latina. A próxima exibição será na Mostra Ecofalante de Cinema, de 28 de maio a 11 de junho, com estreia internacional agendada para o FESTin, em Lisboa, entre 2 e 8 de junho.

Débora Bergamini tem mestrado em educação pela UFSCar, formação internacional em cultura pela Universidade do Minho, em Portugal, e extensa atuação na cena cultural paulista. Criadora da Escola Livre de Cinema Caiçara, em Ilhabela, foi indicada ao Prêmio Brasil Criativo e recebeu o Prêmio Memória e Pertencimento, do Governo de São Paulo.

A produção é da BR8 Cultural, com som de Henrique Ravelli, trilha original de Raissa Espada e Janaina Silva (que também atua como narradora), e arte de Julio Mello. O projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

0 Replies to “Artista de Ilhabela leva filme imersivo em realidade estendida para Cannes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *