O chef confeiteiro de Caraguatatuba, Felipe Barreto, está em um novo desafio. Campeão do reality show “Que Seja Doce”, no canal GNT, e finalista do Cake Awards, maior prêmio de confeitaria artística do país, ele será agora uma das atrações do Mara Cakes Fair São Paulo 2025, maior feira de confeitaria da América Latina, que ocorrerá de 29 de maio a 1 de junho.
Barreto é apaixonado pela arte de fazer doces desde a infância, quando acompanhava sua mãe na cozinha. Formado em gastronomia e pós-graduado em confeitaria e panificação, possui 16 anos de experiência no ramo. Ele já atuou como confeiteiro e chef chocolatier na renomada marca belga Barry Callebaut, e ensina confeitaria no Instituto Gastronômico das Américas (IGA).
Barreto conta que participar do programa de televisão “Que Seja Doce”, foi a realização de um sonho profissional. Vencer a competição, avaliada por chefs renomados, foi uma consequência do aprendizado e das experiências obtidas durante o programa. (veja aqui)
Um dos maiores desafios que enfrentou foi o preparo de um creme brûlée de cartola, com queijo, banana e canela. “A textura não saiu como esperado devido à falta de tempo para resfriá-lo. No entanto, a sobremesa foi bastante elogiada pelos jurados”, confessa.
Com o objetivo de homenagear sua cidade, Caraguatatuba, o Chef adota insumos regionais em suas criações. Seu processo criativo é fundamentado em estudos e experimentações. Ele enfatiza a importância da precisão e da criatividade na confeitaria, setores que exigem atenção e comprometimento. Seu objetivo como professor é formar novos profissionais para o mercado, inspirando seus alunos com suas experiências e ensinamentos.
Chef homenageia Márcia Sensitiva

Neste mês, Barrreto participou do Cake Awards, uma das mais prestigiadas competições de confeitaria do Brasil, e concorreu na categoria de bolo inédito com uma obra inspirada no Zodíaco. Embora não tenha vencido, chegou à final, participando da cerimônia de entrega de prêmios em São Paulo, com um bolo homenageando Márcia Sensitiva.
“Decidi participar do Cake Awards, o verdadeiro ‘Oscar’ da confeitaria artística no Brasil, com mais quatro mil inscritos. Optei pela categoria Bolo Inédito, que é a principal, pois exige a criação de um bolo exclusivo para a competição, com o tema do Zodíaco”, conta.
“Elaborei um projeto que me permitisse sair da minha zona de conforto e fugir dos clichês associados aos signos. Homenageei Márcia Sensitiva, uma renomada astróloga, criei um bolo que representa seu busto, incluindo uma mesa do Zodíaco, com o signo de Touro em destaque e os planetas que regem os diferentes signos”.
Embora não tenha vencido, Barreto se orgulha de ter chegado à fase final. “Estar ao lado de confeiteiros talentosos e renomados, como Mara Cakes, organizadora da maior feira de confeitaria da América Latina, e Nadja Haddad, apresentadora do Bake Off Brasil, foi uma experiência única”, comemora.
A atmosfera de reconhecimento e a oportunidade de fazer networking foram verdadeiramente enriquecedoras para ele. “O carinho que recebi durante o evento foi incrível e, sem dúvida, essa experiência agregou muito ao meu currículo e à minha vida profissional”.

Segundo Barreto, a confeitaria brasileira está em crescimento e tem um futuro promissor. Entre seus planos, destaca o desejo de escrever um livro sobre confeitaria e continuar explorando novas técnicas, como pintura artística em pasta americana, para se manter atualizado no setor.