Gravado em Ubatuba, o clipe da música Esperança, do rapper Criolo, despontou entre as melhores produções audiovisuais de 2024. Com cenas marcantes na Gruta que Chora, na praia da Sununga, o vídeo foi finalista na categoria de Melhor Clipe no Buenos Aires Music Festival, uma das principais premiações da América Latina. Além disso, concorre como Melhor Fotografia no Música Vídeo Festival.
A música de natureza politizada, foi criada em parceria com o pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas e o cantor e compositor português de ascendência cabo-verdiana, Dino D’Santiago. A mensagem traz o anseio do povo preto por superação de adversidades históricas e propõe reflexões sobre identidade, desigualdade e busca por justiça.
Arranjada por Amaro Freitas, o single Esperança tem passagens instrumentais de acento jazzístico, território dominado pelo pianista. A moldura instrumental foi criada por Criolo com Nave, produtor também creditado como compositor da música em parceria com Amaro, Criolo e Dino.
Conceituado como “manifesto dos três artistas por reconhecimento, igualdade e transformação social”, a música chegou ao mercado fonográfico em maio via Oloko Records com capa assinada por Japa Amorim. O clipe tem direção de Helder Fruteira e o diretor de fotografia é Luiz Maximiano.
“O cenário ali se tornou um personagem também. A gruta que chora onde filmamos é de uma beleza única, muito dramática. Escolhemos o horário mais cedo possível pra não ter muita gente por ali. O ideal é que essa praia remetesse a uma sensação de atemporalidade. Poderia ser hoje ou poderia ser 300 anos atrás. A música fala de ancestralidade, de passado e de futuro também”, comentou Luiz Maximiano em entrevista à Rádio Costa azul FM.