Ilhabela recebe prêmio estadual por prevenção à sífilis

A Secretaria de Saúde de Ilhabela recebeu o Prêmio Luiza Matilda, pela aplicação de boas práticas para prevenir a transmissão vertical da sífilis. A certificação do Governo do Estado de São Paulo reconhece os municípios que se destacam na prevenção de casos de sífilis, incluindo a congênita.

Este é o segundo reconhecimento desse tipo recebido por Ilhabela. Segundo a pasta de saúde, a conquista se deve ao esforço conjunto entre a Vigilância Epidemiológica e as Unidades Básicas de Saúde locais, que trabalham na identificação precoce e no tratamento da sífilis gestacional, assim como na confirmação da cura.

A premiação ocorreu durante a 9ª Semana de Mobilização contra a Sífilis e Sífilis Congênita e a 1ª Semana Paulista de Mobilização contra a Transmissão Vertical do HTVL. O prêmio é uma homenagem a Luiza Harunari Matida, médica pediatra e sanitarista que trabalhou no controle da sífilis no Estado de São Paulo.

Destaque para Ilhabela na prevenção da sífilis

sífilis

Na cerimônia, estavam a enfermeira Alessandra Gonçalves Jesus, interlocutora do Programa de Sífilis, e Elionalva Rodrigues, coordenadora das Unidades Básicas de Saúde. Alessandra destacou que o prêmio simboliza o compromisso das equipes de saúde em assegurar o bem-estar da população. Afirmou ainda que seguem as diretrizes de saúde preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, enfatizou que a premiação é fruto do trabalho dedicado da equipe de saúde no diagnóstico e tratamento da sífilis gestacional. Além disso, para ela, a conquista fortalece a confiança nas práticas de prevenção, assegurando um cuidado contínuo e eficaz para gestantes e seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *