O prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci (PL), fez um novo apelo ao Governo do Estado para melhorar as questões de mobilidade que afetam o Litoral Norte. O prefeito propôs a realização de uma audiência pública no arquipélago para abordar a privatização do sistema de balsas, argumentando que a cidade é diretamente afetada. Ele já sinalizou algumas vezes o interesse em municipalizar o serviço.
Desta vez, durante entrevista ao Jornal da Morada, na Rádio Morada FM, ele destacou o atraso na entrega da balsa FB-30 e a ausência do catamarã que leva apenas passageiros, cuja promessa de retorno é 15 de dezembro.
As principais questões abordadas incluem também falhas no sistema de travessia e preocupações com o recém-inaugurado Contorno Sul, que conecta Caraguatatuba a São Sebastião.
Colucci enfatizou a necessidade de um diálogo mais ativo com o governo estadual, sugerindo que o vice-governador Felício Ramuth, que tem raízes na região, deveria assumir o papel de interlocutor, mas não tem atendido a essa expectativa.
Em janeiro de 2023, o prefeito entregou um ofício de reivindicações com 14 prioridades para o Litoral Norte à Ramuth onde pedia a participação do arquipélago na gerência dos serviços de travessia ou a gestão total com a criação de um Conselho Gestor. O documento ainda solicitava obras de melhorias no terminal de embarque dos passageiros e o recapeamento da SP 131 no trecho entre os bairros da Barra Velha e do Borrifos. (Leia mais aqui)
Contorno Sul
Em relação à nova rodovia do Contorno Sul, Colucci criticou a falta de acesso direto ao Hospital Regional de Caraguatatuba devido a questões de desapropriação. Ele também apontou problemas de sinalização, como trechos de mão dupla e restrições em ultrapassagens.
O prefeito pediu maior colaboração entre o Governo do Estado e os municípios do Litoral Norte, ressaltando que a falta de comunicação efetiva dificulta a resolução de problemas locais.