A Prefeitura de Ilhabela entregou nesta segunda-feira (31), a nova ala de internação do Hospital Municipal Mário Covas. O novo espaço conta com 42 leitos, incluindo dois de isolamento. Toda a estrutura e serviços oferecidos são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A infraestrutura inclui equipamentos médicos de última geração e um sistema inteligente de atendimento para otimizar a comunicação entre pacientes e equipe de enfermagem. Além de melhorias como farmácia satélite, brinquedoteca e espaço ecumênico.
“A entrega dessa nova ala de internação é um passo importante na modernização da saúde em Ilhabela. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, com estrutura adequada”, destaca o prefeito Antônio Colucci.
Outro destaque é o novo sistema de chamado de enfermagem, que permitirá aos pacientes se comunicarem com a equipe de saúde de maneira mais ágil, inclusive por comandos de voz. Também serão instalados novos carrinhos de medicação e equipamentos médicos que possibilitam a preparação de medicamentos diretamente à beira-leito, garantindo mais segurança e eficiência no tratamento.
A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, enfatizou a importância da ampliação para a rede municipal de saúde. “A entrega dessa nova ala representa um avanço significativo na qualidade da assistência hospitalar oferecida em Ilhabela. Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia e humanização para proporcionar um atendimento ainda mais seguro, eficiente e acolhedor à nossa população”, afirmou.
Homenagem e investimento na nova ala do hospital
A nova ala de internação receberá o nome do médico Dr. Milton Ribeiro, em reconhecimento à sua contribuição na estruturação do centro cirúrgico do hospital durante sua atuação como anestesista. A homenagem celebra seu legado e papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços de saúde no município.
As obras tiveram investimento de R$ 48,7 milhões e visa elevar a qualidade do atendimento médico e hospitalar, beneficiando a população pelos próximos 30 anos, segundo a prefeitura.
Em 2024, a primeira fase da obra foi entregue, com a inauguração do bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), com consultório de Ortopedia, laboratório de Análises Clínicas, sala de Imobilização Ortopédica.
Em breve, entrará em operação um novo tomógrafo com 80 canais. O equipamento permite a realização de exames com mais velocidade, maior cobertura e detecção mais eficiente de pequenas lesões. Além de exames cardíacos mais detalhados e outras opções de exames.