Projeto leva cursos de programação e games para jovens da Vila Sahy

O Instituto Verdescola iniciou uma série de cursos gratuitos de tecnologia e inclusão digital para a população da Vila Sahy, comunidade em São Sebastião gravemente afetada pelas chuvas de fevereiro de 2023.

Os cursos oferecidos em parceria com a SoulCode Academy, renomada Edtech brasileira,  atende jovens em situação de vulnerabilidade com objetivo de criar oportunidades no universo da programação e desenvolvimento de jogos. A formação tem transformado a realidade de moradores da região, que aprendem desde a programação em 2D até o desenvolvimento de jogos em 3D.

O primeiro projeto com a Edtech se deu por meio de uma oficina de programação para jovens de 13 a 14 anos, atendidos na ONG, em 2023. A partir dessa experiência, o Instituto abriu suas portas para a comunidade com o curso de Programação Full Stack, formando 12 jovens que agora possuem habilidades para analisar informações e contribuir para o crescimento de empresas locais.

O aluno José Lindemberg, que também é colaborador do Instituto, exemplificou o sucesso do curso ao desenvolver uma plataforma para facilitar processos de ações sociais promovidas pela ONG, como o mutirão da saúde, realizado anualmente, em parceria com o Ensino Einstein.

Em 2024, o Instituto Verdescola lançou o curso pioneiro de programação em games, que ensinou os alunos a programar em 2D na plataforma Unity, no primeiro semestre. O sucesso foi tão grande que a instituição ofereceu uma segunda etapa do curso, focando agora na produção de jogos em 3D.

Yuri Rafael Nogueira dos Santos, de 22 anos, é um dos alunos que não deixou a oportunidade escapar. “Eu sempre fui apaixonado por videogames e tinha curiosidade de entender como as mecânicas dos jogos funcionavam. Quando vi a oportunidade de estudar isso mais a fundo, agarrei com todas as forças. Já tinha feito o curso de Full Stack, o que me deu a base necessária para seguir com a programação de jogos. Esse curso gratuito aqui na região é único. Meu objetivo é criar jogos que possam alcançar o maior número possível de pessoas, transmitindo mensagens por meio deles”.

Yuri Rafael é um dos alunos do projeto (Foto: Verdescola)

Já a Ana Luiza Barbosa da Silva, de apenas 16 anos, vê o curso como uma porta de entrada para o universo da tecnologia. “Eu não pretendo seguir na área de games profissionalmente, mas vejo a tecnologia como um campo vasto que quero explorar. A SoulCode é como um solo fértil, e estou plantando minha semente aqui. Eu vejo a estrutura do curso como muito motivadora, e já até envolvi minha irmã, que quer fazer o design dos meus jogos”, contou a jovem.

Ana Luiza representa as mulheres no universo dos games e TI (Foto: Verdescola)

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação na Vila Sahy e outras regiões de São Sebastião desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, recebeu o título de Melhor ONG do Estado de São Paulo. Por seis anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, o Instituto Verdescola é premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *