A chamada saidinha temporária de presos, prevista em lei, vai liberar 3,4 mil detentos, a partir desta terça (17), no Vale do Paraíba e Litoral Norte. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, 108 pessoas receberam o benefício e todos devem voltar aos presídios da região na segunda-feira (23).
Esta é a terceira vez no ano que o benefício é concedido e haverá ainda a saidinha de fim de ano. Segundo a portaria do Tribunal de Justiça, são quatro saídas temporárias previstas por ano no estado de São Paulo: em março, junho, setembro e dezembro.
A saída das prisões é restrita a detentos que cumprem regime semiaberto e possuem bom comportamento. A ação é usada como forma de ressocialização e manutenção de vínculo com o mundo fora do sistema prisional.
Entre os beneficiados estão presos de casos de grande repercussão no país, como Cristian Cravinhos e Lindemberg Alves. Outros criminosos famosos, que cumprem pena na região, como o ex-jogador Robinho e o motorista do Porsche azul, Fernando Sastre, não possuem o direito de sair.