As 72 moradias da Vila de Passagem, no bairro Topolândia, em São Sebastião, começaram a ser desmontadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do governo do Estado. As 59 famílias residentes no local já foram transferidas para unidades habitacionais construídas nos bairros Maresias e Baleia Verde na Costa Sul.
A desmontagem é feita manualmente para permitir a reutilização de materiais que ainda servem para novas construções. As casas provisórias foram construídas em 18 m² de área útil e edificadas com painéis de madeira para abrigar temporariamente as vítimas das chuvas que devastaram a cidade no início do ano passado.
De maio de 2023 a julho de 2024, das 59 famílias que passaram pelas instalações provisórias da Vila de Passagem, 25 moravam em Itatinga; 13 eram de Juquehy, 12 de Boiçucanga, cinco da Vila Sahy, uma família de Maresias, uma da Praia Brava, uma da Barra do Una e uma de Cambury. Agora, com o atendimento habitacional, 25 delas se mudaram para o Conjunto Habitacional do bairro Baleia Verde e 34 para o residencial em Maresias.
Desse total, nove famílias devem retornar para a Topolândia quando ficarem prontas as 332 unidades habitacionais a serem construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em dois terrenos doados pela Prefeitura de São Sebastiao. Uma das áreas fica na Avenida Machado Rosa, que receberá 256 unidades, e a outra é no mesmo local da Vila de Passagem com mais 76 moradias populares.
Após a catástrofe, foram priorizados o atendimento das famílias diretamente afetadas pelos deslizamentos e cadastradas pela CDHU após o socorro do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As pessoas atendidas com moradias em Maresias e na Baleia Verde receberam as unidades acompanhadas de auxílio extra para viabilizar um recomeço digno e seguro, com kits de eletrodomésticos da linha branca compostos por geladeira, fogão, microondas e tanquinho de lavar roupas. Além de botijão de gás, camas, colchões e travesseiros.
Mais moradias
Em julho, o programa Casa Paulista deu mais um passo para prover moradias para famílias em situação de vulnerabilidade em São Sebastião. O governador Tarcísio de Freitas autorizou a assinatura de ordem de serviço para dar início às obras de 256 unidades habitacionais na Topolândia. Ele ainda anunciou, por meio de formalização de parceria com municípios, as primeiras 500 unidades que serão construídas no Litoral Norte a partir de chamamento público para fomentar empreendimentos na região, das quais 300 serão no município.
No início deste mês, São Sebastião também conseguiu a liberação de R$ 28 milhões do governo federal para construir mais 188 unidades habitacionais. A autorização foi dada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o recurso será usado para a construção em terreno desapropriado pelo município no bairro Barra do Una, na Costa Sul.