O curta-metragem documental “Benzô”, gravado em São Sebastião, terá sua estréia neste sábado (31), em Boiçucanga, com classificação livre e entrada gratuita. O filme sobre benzimento e ancestralidade propões transportar os espectadores para o universo do realismo fantástico, utilizando uma linguagem poética e cativante.
A narrativa guia a uma praia onde duas crianças descobrem o benzimento através dos elementos essenciais que serão revelados a quem assistir. O filme tem uma caiçara e um Pajé Guarani que revelam suas profundas conexões com sonhos, plantas e rezas. Com animações em xilogravuras e histórias reais, o curta-metragem une realidade e ficção.
“Explorar o tema do benzimento no audiovisual é mais do que uma simples produção cinematográfica. É um ato de preservação. Minha avó, uma mulher negra, foi benzedeira e erveira, viveu essa tradição profundamente, mas sua imagem já se desvaneceu. Não tenho nenhuma foto dela, restando apenas a oralidade para manter viva sua memória. Minha filha não sabia o que era benzimento, e foi nesse momento que percebi quanto o silenciamento de nossas histórias pessoais nos impede de acessar nossas riquezas”, revela a diretora e roteirista, Letícia Andra.
Além de Boiçucanga, no 19 de setembro a exibição será direcionada aos educadores, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, proporcionando aos coordenadores das escolas públicas a oportunidade de integrar os conceitos do curta a formação pedagógica.
A obra também será exibida na Costa Norte, no novo auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, no dia 20 de setembro, como parte do projeto audiovisual da escola, que visa registrar a memória local.
Com ênfase em uma cinematografia decolonial (princípios de desconstruções de pontos de vista coloniais), todas as exibições serão seguidas de uma roda de conversa sobre a produção do filme.
“Dialogar com o público após a exibição e trocar percepções dará espaço para um tema que considero muito importante, que é o apagamento cultural, principalmente hoje nesta era digital. É emocionante poder colocar nas telas essas vozes e essas pessoas, além de criar uma ponte para conectá-las aos espectadores, mesmo eles vivendo tão ‘conectados'”, explica Letícia.
O roteiro, segundo Letícia Andra, traz como essência sua escrevivência. “Entender a minha escrita embasada na escrevivência me autoriza a trazer a perspectiva das minorias de uma forma mais íntima, sem estereótipos, conectada com minha própria história. Conceição Evaristo define a escrevivência como uma escrita que surge da vivência e experiência pessoal das minorias, especialmente das mulheres negras, que refletem suas histórias e realidades de forma autêntica e coletiva”, completa a roteirista.
“Benzô” foi produzido por meio da aplicação da Lei Paulo Gustavo em São Sebastião, através da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). O filme recebeu o prêmio do ICINE e do Laboratório Cisco de Finalização de Documentários de Curta-metragem do Interior e Litoral de São Paulo, contando com grandes especialistas do audiovisual brasileiro para os tratamentos técnicos finais da obra.
Nas exibições, o projeto conta com a estrutura do Cinema na Kombi. Para mais informações sobre o documentário “Benzô” acesse Instragram @benzo_curta_metragem ou @corpo_ancestral.
Serviço
Exibições “Benzô”
Classificação: Livre | Duração: 15 minutos | Cidade: São Sebastião
Dia: 31 de agosto (sábado) – aberto ao público
Horário: Entre 10h e 12h, três exibições durante a Festa da Leitura.
Local: E.M. Profª Guiomar Aparecida Conceição de Sousa
Endereço: R. Tropicanga, 99, Boicucanga
Dia: 19 de setembro (quinta-feira) – coordenadores/educadores escolas públicas
Horário: 14h
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Endereço: R. Amazonas, 13, Centro
Dia: 20 de setembro (sexta-feira) – aberto ao público
Horário: 10h
Local: Auditório da E.M. Cynthia Cliquet Luciano
Endereço: R. Castro Alves, 377, Enseada