A Polícia Militar prendeu, nesta terça-feira (21), três homens que faziam cultivo de maconha, dentro da serralheria onde trabalham, no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba.
A equipe chegou ao endereço após denúncia realizada via 190. No local, os policiais foram recebidos por um jovem de 23 anos e outros dois, de 29. O trio confessou que possuía duas estufas grandes contendo dezenas de mudas e dois arbustos da erva.
Eles receberam voz de prisão, foram conduzidos à delegacia da cidade, e acabaram presos para aguardar o julgamento do caso.
Maconha no Brasil
Não existe mais a pena de prisão ou reclusão para o consumo, armazenamento ou posse de pequena quantidade de maconha para uso pessoal no Brasil, desde 2006. Porém, no caso da serralheria em Caraguatatuba, os três foram enquadrados por tráfico de drogas.
A plantação da erva também está em discussão no país. O Supremo Tribunal Federal (STF) quer a descriminalização de maconha para consumo próprio e do cultivo para fins medicinais. Iniciado em 2015, o debate voltou ao plenário da Corte em agosto do ano passado, após interrupções.
O debate não se restringe apenas ao Brasil. Nos últimos anos, diversos países mudaram suas regras sobre a cannabis. Com decisões que vão desde a descriminalização do consumo próprio até a permissão da produção, distribuição e comercialização da droga, países como Portugal, Estados Unidos, Uruguai e Holanda flexibilizaram a legislação.