A Prefeitura de São Sebastião iniciou nesta segunda-feira (20) os atendimentos de telemedicina na rede pública de saúde. O serviço abrange pneumologia, pneumologia pediátrica, neurologia, neuropediatria, cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, cirurgia vascular, genética médica e urologia.
As teleconsultas são realizadas em estrutura de tecnologia montada na Clínica Médica Boas Novas, na Vila Amélia.
Para passar por consultas neste formato, o paciente deve, primeiramente, ser atendido por sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde, mediante a necessidade de atendimento em uma dessas especialidades, a vaga do paciente será agendada pela Central de Regulação.
A primeira paciente foi Sabrina Gonçalves, de 18 anos, moradora de Juquehy, na Costa Sul, que passou por teleconsulta com a médica dermatologista.
“O local tem uma ótima estrutura. É algo inovador que fará toda diferença para a saúde dos munícipes, que não precisarão mais percorrer grandes distâncias para atendimento com especialistas”, avaliou a jovem.
Quem também passou pela telemedicina foi a bebê Antonella Campos, de dois meses, que foi levada pelos pais para atendimento junto à especialidade de pneumologia pediátrica.
Segundo a mãe, Rafaela Campos, o atendimento ajudou a tranquilizar os pais, após um período difícil para a família, quando a pequena ficou 20 dias internada em UTI neonatal, na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, com pneumonia.
“Foi muito bom poder falar direto com o especialista, que avaliou todos os exames que a Antonella fez durante sua internação e me tranquilizou quanto ao estado de saúde atual da minha bebê. Agora, é seguir cuidando para que ela se recupere o mais rápido possível”, contou a mãe.
A moradora da Vila Sahy, Tayla Santos, de 22 anos, também aprovou a iniciativa, após ser atendida por especialista em dermatologia. “Primeiramente, eu fiquei com medo de ter vergonha, pois nunca tinha passado por este tipo de consulta online. Mas consegui aproveitar bastante e ser avaliada de forma precisa, por meio de equipamentos que auxiliam mesmo à distância. Gostei bastante das orientações da médica e agora é seguir e insistir no tratamento que será longo”, contou.
Segundo a diretora de Planejamento em Saúde, Letícia Henrique, a telemedicina é uma atividade um tanto quanto nova no país. Contudo, a prática vem se aprimorando devido ao aparecimento de novas tecnologias e a necessidade de agilizar a saúde.
“Em 2020, com pandemia de Covid-19, foi autorizada a prática da telemedicina nos âmbitos públicos e privados como medida de enfrentamento. Esta ideia veio e ficou. Muitos municípios aderiram como forma de garantir acesso à saúde de qualidade para todos. Isto representa mais acesso, mais eficiência, mais efetividade”, explicou a diretora.
Segundo Letícia, a dificuldade em encontrar médicos especialistas ocorre em todo Estado de São Paulo. “Por uma questão regional, temos muita dificuldade em contratar especialistas, o que dificulta bastante o atendimento de pacientes pelo SUS. Devido a esta carência, fizemos um chamamento público para darmos acesso aos pacientes que necessitam destas especialidades por meio da telemedicina”, ressaltou.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, esclareceu que o objetivo destes novos atendimentos pela telemedicina é reduzir o tempo de espera por essas especialidades e ofertar mais qualidade no atendimento aos munícipes sebastianenses.
“Queremos não somente reduzir o tempo de espera por consultas com especialistas, mas também evitar deslocamento por viagens que muitas vezes nossos pacientes precisam enfrentar para ter acesso a essas especialidades”, completou a secretária.