A partir de junho, a Polícia Municipal de São Sebastião vai receber um agente pra lá de especial. Trata-se de Black, um cachorro da raça Pastor Alemão, de 3 anos, que chega para integrar o canil, que está em fase de implantação.
Na última quarta-feira (8), o comandante da Polícia Municipal, André Maciel, esteve no Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal do Distrito Federal, onde ele passa por treinamento.
Black foi doado para a Polícia Municipal por um policial penal e está sendo treinado há cerca de um ano como cão farejador de entorpecentes. “Ele será utilizado no nosso serviço diário no combate ao tráfico de drogas e também por outras forças de segurança, como Polícia Federal, Receita Federal. Como a cidade é portuária, com certeza vai ajudar bastante esses órgãos”, explicou Maciel.
Ainda segundo ele, a polícia está em tratativa para receber mais um cão, dessa vez da raça Pastor-belga Malinois, com um ano e meio e que já passa por treinamento.
A primeira agente canina
A cadelinha Beretta, sem raça definida, chegou à base da Polícia Municipal em fevereiro deste ano quando tinha cerca de 40 dias. Ela foi adotada pela corporação após ser abandonada em frente à sede, no Centro da cidade.
Mas o que parecia ser uma história triste, ganhou um final feliz e o animal que já se tornou a mais nova mascote da corporação. Agora, ela passa por treinamento com um adestrador em São Sebastião e vai trabalhar com crianças nas escolas e idosos em asilos, como cão treinada.
Para lidar com os novos colegas de trabalho, os policiais municipais também devem passar por treinamentos de operação e condução de cães policiais, com a capacitação prevista para iniciar ainda neste semestre.
Lembrando que no Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, quando foi aprovada a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei 14.064/20, a pena para os infratores foi endurecida, ainda mais, podendo chegar a cinco anos de reclusão e multa.
A Polícia Municipal de São Sebastião alerta a população a denunciar casos de abandonos e maus-tratos aos animais, fazendo denúncias por meio do número 153.