Os três aquabus que compõem o novo sistema de transporte aquaviário de Ilhabela inciam o teste operacional assistido neste final de semana (18 e 19), das 9h às 16h, entre o píer do Perequê e o da Vila. O serviço será gratuito, por enquanto, e visa apresentar essa opção de mobilidade para a população.
Após o início oficial do sistema, o valor da passagem será equivalente ao do transporte urbano, com planos de integração com os ônibus da cidade por meio do Bilhete Único. A ação deste fim de semana conta ainda com uma pesquisa de satisfação para avaliar o serviço junto aos usuários, antes de iniciar o trajeto oficialmente.
Segundo a prefeitura, o sistema vai começar a funcionar regularmente, como alternativa de transporte para os residentes e os visitantes, nos próximos dias. O itinerário inicial incluirá os píeres da Praia Grande, Barra Velha, Perequê, Engenho D’Água, Vila e Ponta Azeda.
O prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, expressou sua satisfação com mais essa conquista para a cidade. “Após os aquabus serem resgatados de uma marina na cidade vizinha, depois de mais de cinco anos de abandono conseguimos reverter essa situação e, em breve, entregaremos mais uma opção de transporte público de qualidade para a cidade”, afirmou.
O sistema de transporte aquaviário é acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As embarcações têm capacidade para aproximadamente 60 passageiros sentados e são equipadas com ar-condicionado e TVs de tela plana. Para garantir uma navegação segura e eficiente, os aquabus contam com motores modernos e sistema de GPS.
As embarcações foram nomeadas “Elpídio Sampaio”, “Edgar Lúcio” e “Zé de Alicío”, e prestam homenagem aos caiçaras que trabalharam no antigo sistema de travessia de lanchas entre São Sebastião e Ilhabela.