Vítimas da tragédia de fevereiro recebem casas próprias em Maresias

O Governo do Estado de São Paulo entregou neste sábado (3) o conjunto habitacional de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. As unidades habitacionais são destinadas às famílias que viviam em áreas de risco, vítimas do desastre natural de 19 de fevereiro do ano passado.

São 186 apartamentos, de 44 m², cada unidade, de dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Cada casa é mobiliada com linha branca (eletrodomésticos), cama de casal, colchão de casal, duas camas e dois colchões de solteiro, sofás de três e dois lugares, guarda-roupas de casal e solteiro, roupas de cama e cobertores. A extensão da área é de 11,7 mil m² e o conjunto residencial possui seis prédios de quatro pavimentos, sendo oito apartamentos por andar, além de dois centros de apoio, área de lazer e playground.

De acordo com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), as primeiras famílias que estavam alojadas no condomínio Quaresmeira, município de Bertioga, começam a mudança na próxima semana, sendo 15 famílias, por dia, de forma escalonada pelos programas estaduais da Companhia ‘Casa Paulista’ e ‘Começar de Novo’, iniciativa do governo estadual, em parceria com o governo municipal para promover o acesso à moradia digna e de qualidade.

Mileide Silva, 32 anos, moradora do bairro Juquehy, alojada no condomínio Quaresmeira emocionou-se ao ver o apartamento. “Sou casada e meu filho Luiz Miguel tem seis anos. Nesses últimos 10 meses todos nós fomos muito bem acolhidos e amparados tanto pelo governo do Estado, CDHU e a Prefeitura de São Sebastião. Ver minha casa, meu lar, traz muita alegria em meu coração”, disse Mileide.

“Hoje é um dia muito especial e gratificante. Meu filho Nicolas, de 1 ano, terá o quartinho dele. Não foi fácil para mim e meu marido chegarmos aqui. Agradeço o governador, Tarcísio de Freitas, o prefeito Felipe Augusto e a todos que nos ajudaram. Essa vitória é de Deus. É nossa”, comentou Janaína Nunes Galdino, 33 anos, moradora do bairro Juquehy, alojada no condomínio Quaresmeira.

Entrega

Entre as autoridades presentes na cerimônia de entrega estiveram secretários municipais, estaduais, vereadores, deputado federal Fernando Marangoni, Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, secretário estadual da Gerência Executiva do Litoral Norte, André Porto, vice-governador Felício Ramuth, primeira-dama do Estado, Cristiane de Freitas, governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.

“Time é tudo. A gente não faz nada sozinho. Desde a desapropriação da área até a construção das unidades habitacionais, tudo foi planejado, discutido entre os governos estadual e municipal. Felipe Augusto é um parceiro. Vocês têm um grande líder. Jamais vou esquecer São Sebastião. É impossível esquecer vocês. Desejo que vocês tenham uma vida abençoada, no seu novo lar, no seu ninho. Contem com a gente sempre”, disse o governador, Tarcísio de Freitas.

O prefeito Felipe Augusto agradeceu todo o apoio dos governos federal e estadual, forças militares, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, servidores públicos municipais, a solidariedade do povo brasileiro e principalmente a resiliência, força e esperança de cada cidadão sebastianense na reconstrução do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *