O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou, nesta segunda-feira (19), decretos para a construção de uma escola, uma creche e uma unidade de saúde no bairro Baleia Verde, na Costa Sul do município.
Os prédios públicos serão construídos em uma área de 5.175 metros quadrados e ficarão próximos aos novos conjuntos habitacionais ‘Sol Nascente’ e ‘Pôr do Sol’, entregues às famílias atingidas pela maior catástrofe já registrada no país e que completou um ano neste 19 de fevereiro. Na época, 64 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.
“Com isso, a comunidade deixará de ser um núcleo passível de regularização fundiária e passa a ser um bairro regularizado, com serviços públicos e toda a infraestrutura para atendimento da população. Como exemplo, ele citou a necessidade de os moradores atravessarem a Rodovia Dr. Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) para serem atendidos do outro lado da via.
Casas na Baleia Verde
A iniciativa foi acompanhada pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, pelo vice-prefeito Reinaldinho Moreira, secretários estaduais, deputados, vereadores e os futuros moradores do condomínio que estiveram no local para receberem as chaves de seus apartamentos e casas.
Eles perderam suas moradias na tragédia do ano passado, sendo a maioria moradores da Vila Sahy, a área mais castigada pela catástrofe. Entre eles, estava a cabelereira Jessyca Tatyana Neri da Silva, 29 anos, primeira a receber a chave entregue pelo governador.
Até então, ela fazia parte do grupo que residia no bairro Quaresmeira, no município vizinho de Bertioga, em um dos 300 apartamentos cedidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHUA), do Estado, até a conclusão das obras das 704 unidades habitacionais construídas em Maresias (186) e na Baleia Verde (518).
“É muito gratificante receber meu apartamento após tanto sofrimento e tristeza”, conta ela que, na ocasião, fraturou a tíbia e o perônio. “Agora é tocar a vida”.
Quem também está feliz é o casal Fernanda Fischer, 41 anos, e Marcos Moreira da Silva, 45 anos, que também receberam a chave e a documentação do novo apartamento onde vai morfar com o filho de 16 anos. “Estamos muito felizes porque voltaremos a ter a nossa casa”, disse Fernanda.
Durante a cerimônia da entrega das chaves, as autoridades relembraram o que foi aquela noite de domingo de Carnaval, da tristeza, do trabalho de salvamento, da solidariedade até mesmo de quem perdeu tudo e o que ocorreu ao longo deste primeiro ano de reconstrução, de apoio e fortalecimento das estruturas e parcerias entre Estado e município.
Com a entrega das unidades habitacionais da Baleia Verde, o governador reforçou que não cortará seus laços com São Sebastião. “Vamos construir 256 apartamentos no bairro da Topolândia para atender os moradores da Vila de Passagem, a Sabesp continua com obras de implantação de água e esgoto, teremos investimentos de drenagem e na rodovia (SP-55)”, pontuou.
A entrega das chaves prossegue nos próximos meses e conforme a CDHU, todos os moradores que estavam em Bertioga e que são das áreas consideradas vermelhas serão beneficiados, se assim o quiserem. As famílias que também optaram pelo auxílio aluguel da catástrofe também estão no cadastro. Se após a remoção dessas famílias ainda houver unidades vagas, será seguida a lista.
Ainda durante a cerimônia, o Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião entregou mais de 200 brinquedos, entre entre bolas de futebol, bonecas e carrinhos, para as crianças, futuras moradoras do condomínio.