A Transpetro, subsidiária da Petrobras, confirmou o acidente com vazamento de óleo ocorrido na última terça-feira (9) no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião.
O caso ocorreu durante uma operação ‘ship to ship’, ou seja, quando a empresa realizava o carregamento de combustíveis entre dois navios atracados no mar e houve um problema na conexão de uma mangueira de abastecimento.
Inicialmente o óleo vazado ficou retido entre os dois navios, mas a maré arrastou parte do combustível. Manchas características foram registradas e relatadas ao longo da semana por pescadores e visitantes em Ilhabela e São Sebastião.
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o óleo vazado foi de pequena proporção e a quantidade ainda não foi mensurada.
Já a Transpetro informou que apura as causas da ocorrência e que instalou barreiras de contenção no entorno dos navios. Oito lanchas trabalharam nas operações de batimento e dispersão mecânica da mancha presente no canal.
A Cetesb afirmou ainda que segue monitorando a situação e que a possibilidade do óleo prejudicar a balneabilidade das praias ainda é remota.