Calor excessivo requer atenção com a saúde e risco de temporais

O Litoral Norte sofre com o calor excessivo de quarta-feira (17) até sexta-feira (19). Em Caraguatatuba, as temperaturas podem chegar até 39°, com sensação térmica de 45°. Em São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, a temperatura máxima chega a 35°, porém, com risco de tempestades no início da noite.

Cuidados com o calor

Essas condições de altas temperaturas, segundo o Ministério da Saúde, podem impactar a saúde de toda a população, em especial os mais vulneráveis. A atenção deve ser redobrada com idosos, crianças, pessoas com problemas crônicos, gestantes e população em situação de rua.

As orientações da pasta atentam para a insolação e a exaustão por calor, que representam perigos significativos para a saúde. Alguns deles incluem desidratação, queimaduras solares e superaquecimento do corpo.

Primeiramente, é importante proteger-se do sol usando protetor solar, vestuário apropriado, bem como evitar a exposição prolongada durante as horas mais quentes do dia. Além disso, é primordial manter-se hidratado e procurar sombra quando necessário.

A insolação

A insolação ocorre quando o corpo fica exposto por muito tempo ao sol, resultando em sintomas como tonturas, náuseas, dor de cabeça, confusão e até mesmo desmaios. É importante procurar uma sombra e se hidratar ao perceber os primeiros sintomas de insolação.

A exaustão por calor

calor

A exaustão por calor, também conhecida como estresse térmico, ocorre quando o corpo fica sobrecarregado devido à exposição a altas temperaturas. Isso pode acontecer quando alguém está trabalhando ou se exercitando em um ambiente quente e úmido.

Os sintomas comuns incluem sudorese excessiva, cansaço, fraqueza, tontura, dores de cabeça e náusea. Logo, a exaustão por calor pode ser perigosa e, se não tratada, pode progredir para uma condição mais grave, como a insolação.

Para tratar a exaustão por calor, é importante mover a pessoa para um local fresco e ventilado, remover roupas excessivas e dar líquidos para reidratação. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

Risco de tempestades

Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, o clima neste mês sofre a influência do fenômeno El Niño. O calor aliado a passagens de frentes frias que aumentam a ocorrência de tempestades, rajadas de vento, quedas de raio e granizo.

Orientações de autoproteção durante temporais:

– Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Por isso, se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado, mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo, até pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

– Moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo. Antes de grandes deslizamentos, fique atento a rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Logo, diante de qualquer um destes sinais, as pessoas devem sair do local imediatamente.

– Durante tempestades, é importante evitar áreas com árvores devido ao risco de quedas. Caso haja queda de raios, procure abrigo em edificações. Nas áreas alagadas com enxurradas, uma lâmina com 15 cm de profundidade pode arrastar pessoas e, a partir de 30 cm, já é capaz de levar um automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *