Agentes de trânsito de São Sebastião poderão usar spray incapacitante

Agentes do Departamento de Trânsito de São Sebastião poderão usar spray incapacitante de agente químico em motoristas, em caso de desacato. Os servidores públicos participam, nesta semana, de um treinamento da Polícia Municipal para a liberação do uso.

A iniciativa, segundo o diretor do departamento, Adriano Nogueira, visa deixar os servidores melhores preparados, principalmente em caso de desacato.

“Muitos estão na linha de frente em atendimento a ocorrências, por isso o prefeito Felipe Augusto determinou o treinamento, para evitar abusos até a chegada de apoio”, explica Nogueira.

Com o curso, de acordo com Nogueira, eles aprendem a forma correta de utilizar o equipamento de segurança, qual o melhor momento e em que casos fazer a sua utilização.

“É importante saber a forma adequada de uso que visa incapacitar momentaneamente o agressor”, explicou André Maciel, comandante da Polícia Municipal.

Ainda segundo o diretor, na virada do ano, duas agentes de trânsito sofreram desacato por parte de uma turista quando fiscalizavam a Praia da Cigarras, na Costa Norte. Nesta terça-feira (16), um novo episódio foi registrado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, quando um motorista flagrado estacionado de forma irregular, passou a discutir e a xingar a agente. O caso foi parar na Delegacia de Polícia.

O spray incapacitante

spray
(Foto: Gov.br)

O spray incapacitante de agente químico é um tipo de arma não letal. Assim, tem como objetivo desabilitar ou perturbar o funcionamento normal de uma pessoa temporariamente, sem causar danos permanentes ou morte.

Porém, o spray pode afetar o sistema nervoso central, os olhos, a pele, as vias respiratórias ou o sistema digestivo. Assim como provocar efeitos como dor, cegueira, tosse, náusea, vômito, confusão, alucinação ou paralisia.

Um exemplo de spray incapacitante de agente químico é o gás lacrimogêneo, que causa irritação nos olhos, nariz, boca e garganta, dificultando a visão e a respiração.

Há ainda o spray de pimenta, que contém uma substância chamada capsaicina. Esse, por exemplo, provoca uma sensação de queimadura intensa na pele e nas mucosas, além de inflamação e lacrimejamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *