Cação-Anjo tem filhotes com ajuda da Ambiental

Durante uma operação em Ubatuba, a Polícia Ambiental ajudou no desemalhe de um Cação-Anjo de uma rede de pesca irregular. A maior surpresa, entretanto, foi a eclosão dos filhotes durante o procedimento, com ajuda da Ambiental. O espetáculo da natureza aconteceu na última quinta-feira (21), próximo à praia de Camburi.

No local, havia duas redes de pesca do tipo emalhe submersas. A primeira, com 800 metros, tinha identificação das extremidades, em pequenos galões brancos e azuis. Já a segunda, tinha 700 metros de comprimento e era do tipo emalhe de fundo, confeccionada em nylon e cabos de cores azul, marrom e verde, sem identificação.

Depois de constatar a inexistência de embarcações com pescadores que pudessem ser os responsáveis pelos petrechos, os policiais começaram a retirada das redes da água.

Durante o processo, a equipe encontrou três Raias-Chita, vinte Raias-Viola e quatro Cações-Anjo, que foram imediatamente soltos e devolvidos ao mar.

cação-anjo

Foi no momento de retirada de uma das redes de pesca, que encontraram o Cação-Anjo emalhado na rede, com dois filhotes presos ao seu lado. A espécime estava em período de gestação e mesmo presa começou a eclodir os filhotes. Por isso, a equipe ajudou no nascimento dos bebês que, junto com a mãe, voltaram ao seu habitat.

Importante destacar que as espécimes de Cação-Anjo e Raia Viola constam na lista de ameaçadas de extinção conforme portaria Ministério do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *