Prefeitura confirma ação de demolição no Morro do Fórum

Uma grande operação está sendo preparada para cumprir a decisão judicial que ordena a desocupação e a demolição das construções irregulares que integram a área do Morro do Fórum, comunidade que abriga 150 famílias no bairro Estufa 2. A medida emergencial terá a participação de várias equipes do município e de policiais que interditarão a área entre esta segunda (27) e terça-feira (28).

A previsão é que cerca de 195 militares participem da ação, com apoio da Guarda Municipal, Defesa Civil e de servidores de diversas Secretariais Municipais. As estratégias para efetivar o cumprimento da ordem judicial foram desenvolvidas de forma integrada e planejada para que ocorra de maneira ordeira e pacífica.

A prefeitura ressalta que até o momento anterior ao início da operação, os ocupantes ainda podem contar com o apoio municipal para retirar seus pertences com calma e tranquilidade, utilizando dos serviços de transporte gratuito para a mudança, seja para casa de familiares e amigos ou para o abrigo provisório no Ginásio de Esportes (Tubão) oferecido pela prefeitura.

O Morro do Fórum é uma área pública, considerada de alto risco pela Defesa Civil e que oferece perigo iminente às pessoas que ocupam o local, principalmente nestas épocas de fortes chuvas. De acordo com o secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Ronaldo de Andrade, o cumprimento da ordem judicial tem como preocupação principal a segurança e a vida das dezenas de pessoas que se encontram no local.

Os moradores do Morro do Fórum fizeram protestos desde que a decisão saiu, em agosto. Após as manifestações e um pedido da Defensoria Pública, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a reintegração de posse e a demolição das casas, em setembro para criação de comissões que tratassem da moradia. Porém, outra sentença, baseada na falta de segurança do local, retomou as ações de demolição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *