Chega a Ilhabela novo radar meteorológico para monitorar chuvas no Litoral Norte

Um novo radar meteorológico, adquirido pelo Governo de São Paulo, chegou a Ilhabela neste sábado (18). O equipamento vai ajudar a monitorar a ocorrência de temporais.

Segundo a Defesa Civil, a expectativa é de que o radar funcione até o final do ano. Aperfeiçoando, desta maneira, o sistema de monitoramento de chuvas no Litoral Norte e Baixada Santista.

O monitoramento permite que os meteorologistas analisem as previsões para a emissão de alertas aos municípios. “O radar emite ondas, que batem nas gotículas de nuvens, e recebe de volta essas ondas. Com isso, a gente consegue ter uma previsão de chuva”, explica a diretora da divisão de resposta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, major Michele César.

radar meteorológico

O radar, modelo banda-X e fabricação norte-americana, teve um investimento de cerca de R$ 10 milhões. Com 500 watts de potência, uma antena de 1,80 metro e alcance que se estende a 120 km, é capaz de visualizar a intensidade das precipitações e se haverá aumento ou diminuição da chuva.

Nesta fase inicial, técnicos e alunos da Unesp receberão treinamento remoto, com o radar em solo, para capacitá-los a operar o equipamento e transmitir os dados para a Defesa Civil.

Cooperação no uso do radar meteorológico

Com a montagem do equipamento, a Defesa Civil estadual assinou um termo de cooperação com a Unesp para que o radar meteorológico móvel recém-adquirido seja utilizado para estudos e monitoramentos de interesse da sociedade paulista.

Para isso, os dados gerados pelo radar serão enviados para o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Faculdade de Ciências do campus de Bauru da Unesp, e então, compartilhados com a Defesa Civil.

Para o o coordenador estadual de Defesa Civil, Ricardo Hengel Pereira, o apoio da Unesp junto à Defesa Civil do Estado foi um passo importante. “Talvez um passo para uma caminhada de um grande projeto de outros oito radares meteorológicos para uma cobertura total no Estado”, afirma.

Sirenes em área de risco

Além do radar, a Defesa Civil Estadual também vai instalar sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. Há um mês houve a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para a prestação do serviço. Logo, o prazo da empresa para finalizar a instalação dos equipamentos é de 120 dias.

Assim, a instalação das sirenes começarão em São Sebastião. Na sequência, o Guarujá, no Litoral Sul, e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também receberão as sirenes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *