Um idoso foi levado ao hospital em estado grave e levou oito pontos na região do pescoço, após ser atacado por um cachorro da raça pitbull, mestiço com vira-latas, na tarde desta segunda-feira (27), em Caraguatatuba.
Identificado como Wilson Tomazzine, a vítima é feirante, e foi mordida quando saía de seu carro e o cão do vizinho escapou de casa, no bairro Jardim Jaqueira, próximo a rodoviária.
Segundo testemunhas, o caso poderia ter sido pior, caso os donos do animal não tivesses visto o a taque e intervido. O homem recebeu tratamento médico e já está em casa, fora de perigo.
De acordo com especialistas do Polipet, o pitbull é um cachorro muito ativo e de porte atlético. Por isso, é importante que ele gaste energia. Mantê-lo ocupado pode auxiliar a não se tornar agressivo. Brincar, passear ou colocar o cão para praticar algum esporte irá aproximá-lo do dono e com isso fortalecer a relação entre eles. Além disso, ao sair de casa o animal se torna mais sociável com outras pessoas, além de se tornar mais tolerante quanto ao seu território.
O carinho é outro fator preponderante na criação da raça. Assim como qualquer animal ou até mesmo seres humanos, quando tratados de maneira negativa, com violência ou maus tratos, podem se tornar agressivos. No caso do pitbull o que difere é o potencial da sua mordida, ou seja, um pinscher violento causa menos danos com a sua mordida quando agressivo.