Prefeitura de São Sebastião adota certificação ambiental para materiais gráficos

Os papéis adquiridos pelos órgãos da administração pública direta e indireta de São Sebastião, deverão possuir certificação que comprove que a madeira utilizada na sua fabricação é oriunda de plano de manejo florestal sustentável e adequado, devidamente aprovado pelo órgão ambiental competente.

A Prefeitura de São Sebastião adotará o uso de materiais gráficos certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), ou Conselho de Manejo Florestal, em português – ONG internacional, sem fins lucrativos, responsável pelo selo verde mais reconhecido em todo o mundo.

O selo FSC é uma garantia de origem que serve para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado e, ao mesmo tempo, permite ao consumidor consciente a opção de obter um produto que não degrade o meio ambiente e contribua para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades florestais.

Madeira certificada para confecção de papel

Com essa medida, o município quer a garantia de que a madeira utilizada para a fabricação dos papéis não seja oriunda de árvores nativas, ilegalmente cortadas por empresas que não respeitam o meio ambiente.

Dessa forma, a atual gestão informa que busca reduzir o impacto ambiental na produção de todos os seus produtos impressos, como folhetos, cartazes, livretos, folders e outros itens de papelaria elaborados pelas secretarias municipais. Livros e materiais pedagógicos da rede municipal de ensino também farão parte da nova medida.

“A ação reflete o compromisso da administração em promover práticas socioambientais, exigindo nos seus procedimentos o que há de mais moderno em termos ambientais, de forma mais consciente e responsável com o futuro das gerações, levando o exemplo para a sala de aula e os demais espaços do município”, explicou o prefeito Felipe Augusto.

Prefeitura de São Sebastião vai adquirir papais certificados

Segundo a ONG World Wide Fund for Nature (WWF), a certificação florestal garante a proveniência da madeira utilizada em determinado produto e suas características como: ecologicamente adequada, socialmente justa, economicamente viável e consonante a todas as leis vigentes.

De acordo com a Prefeitura, essa medida também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

O objetivo número 12, destaca, entre outros aspectos, a relevância de promover práticas de compras públicas sustentáveis, assim como garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

Ao optar pelo papel certificado, a Prefeitura de São Sebastião garante a confecção de materiais gráficos com altos padrões de sustentabilidade, sendo coerente com o combate ao desmatamento, o uso responsável dos recursos florestais, a conservação da vida silvestre, além de muitos outros benefícios associados à gestão responsável das florestas.

2 Replies to “Prefeitura de São Sebastião adota certificação ambiental para materiais gráficos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *