Na contramão do governo federal, Ilhabela anuncia mais duas escolas cívico-militares

O prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, anunciou no fim de julho a abertura de mais duas escolas cívico-militares. Segundo a administração, as novas unidades serão localizadas no bairro da Barra Velha e na região do Itaguaçu. A primeira escola nesses moldes foi inaugurada há um ano na cidade, conta com 242 alunos do 6º ao 9º ano, e tem uma fila de espera de 300 jovens.

A decisão vai na contramão do governo federal, que decidiu encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares instituído em 2019. Essa era uma das principais propostas do Ministério da Educação durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ministro da Educação do presidente Lula (PT), Camilo Santana, afirmou que o anúncio do encerramento não se deu por conta de política. “São questões técnicas, pedagógicas e legais, porque não há previsão nem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nem no Plano Nacional de Educação para esse tipo de escola”, disse ele à CNN.

No sentido oposto, o prefeito ddo arquipélago afirma que o método é positivo. “Estamos muito felizes em comemorar um ano de sucesso e anunciar a construção de mais duas unidades. O modelo de ensino oferecido tem se mostrado extremamente eficiente, proporcionando aos alunos uma formação integral, com ênfase nos valores cívicos e no engajamento social. Com a expansão desse modelo para outras áreas da cidade, queremos garantir que mais estudantes tenham acesso a esse método de ensino”.

O prefeito também pontuou a importância da participação dos pais e da parceria da comunidade nesse processo. “Nossas escolas são um reflexo do comprometimento de todos os envolvidos, desde os professores e funcionários até os pais e responsáveis. A construção das novas unidades é um investimento na educação, que é a base para o futuro de nossas crianças e jovens. Estamos comprometidos em oferecer um ensino de excelência em um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado”, afirmou Colucci.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, ressaltou a importância dessa comemoração e do trabalho realizado pela escola. “Ilhabela é pioneira no Litoral Norte com esse modelo de ensino que enfatiza os valores cívicos. Essa iniciativa tem sido um sucesso”.

“Estamos fortalecendo os jovens com esse modelo de ensino, destacando os valores, a disciplina e a parceria”, disse o supervisor cívico da escola, coronel Luiz Guilherme de Abreu Bezerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *