Festival com hip hop, cultura afro, circo e teatro chega a Caraguatatuba

A 6ª edição do Festival de Artes do Litoral Norte (FELINO) chega a Caraguatatuba com muito hip hop, cultura afro, circo e teatro. As ações do festival são gratuitas e contemplam praças públicas e o Teatro Mario Covas, buscando acessar regiões em vulnerabilidade social e com menos acesso à cultura.

Na terça-feira (8) a primeira apresentação é do grupo Mamulengo de Si Mesmo, às 15h, no Teatro Mário Covas, com o espetáculo Quem muito cobra, cobrado será!. O grupo, que trabalha com o teatro popular de bonecos do nordeste através do cotidiano das feiras livres, mostrará a história de Tiana, uma feirante com o sonho de entrar para a trupe de Mamulengo e enfrentará o machismo, racismo e coronelismo para conquistar seu lugar de direito.

Na quarta-feira, às 10h, é a vez da companhia Brincantes se apresentar também no Teatro. Os palhaços Babapuru e Tropeço prometem esquetes clássicas da palhaçaria, em uma experiência divertida e inesquecível para toda a família.

No mesmo dia e local, às 15h, o Circo Navegador leva o seu espetáculo Boa Noite ao público de Caraguatatuba. A peça fala sobre o medo e a esperança, utilizando a arte como ferramenta de reforço de vínculos entre cuidadores, pais, mães e filhos e das crianças consigo mesmas.

A artista Maria Elvira ocupa a Praça do Caiçara na sexta-feira, às 20h, com seu show de sound system. A artista vai colocar o público para dançar com os sons dos beats, ridins, timbres e batidas, misturando a linguagem nata brasileira com a influência jamaicana, propondo uma roupagem e identidade que nascem das misturas e contrastes de paisagens urbanas e litorâneas.

festival

No sábado, às 20h, é a vez da artista Ruty Helen soltar a voz no Polo Cultural do Travessão. Ruty apresenta no repertório músicas de seu trabalho com a Banda Energia Viva, bem como de sua carreira solo, com as musicistas Rafaela Amorim, Nicole Melchheier e Nathalia Lima.

Em 2023 o projeto conta com o apoio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e atenderá a comunidade escolar, instituições de atendimento a pessoas com deficiência e população em geral.

Outras apresentações

A programação do FELINO continua em Caraguatatuba, no final de agosto, com apresentações no Teatro Municipal Mario Covas.

No dia 29 de agosto, às 20h, é o espetáculo de formas animadas Vidas Secas, inspirado na obra de Graciliano Ramos. O grupo Caravan Maschera utiliza bonecos, imagens, fotografias, vídeos, sons, ritmos e depoimentos reais colhidos em zonas rurais e em comunidades quilombolas, para contar a história, como elementos do teatro visual.

Já no dia 30, às 15h, o Grupo Caravan Maschera apresenta o espetáculo Hoje, Godot Não Vem!. A peça mostra duas crianças no deserto, que devem esperar por Godot. Quem é Godot? O que é Godot? Por que esperam por ele? Respostas e noção do tempo não existem, porém imagens poéticas, bonecos inspirados em quadros de René Magritte e projeções em Stop-motion sugerem novas respostas e intuições sobre questões profundas da vida e do ato de tornar-se adulto.

Audiovisual e literatura

A programação na área de literatura e audiovisual, no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião inclui lançamento de livro e documentário.

No dia 22 de agosto, às 20h, o multiartista Brenalta MC, jovem caiçara nascido e criado em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, faz o lançamento de seu livro Margem no espaço, que conta a sua trajetória, desde sua criação no Beira Rio até se tornar destaque da cena Slam no Litoral Norte.

A atividade também contará com a exibição do mini-documentário EP Sóis, produzido pela Maresias TV, que apresenta os bastidores do processo de gravação do último trabalho musical do artista. Com depoimentos intensos e acalorados como os raios do sol, o documentário traz vivências e o relato de quem faz arte por amor. “Sóis é sobre possibilidade, antes de tudo. É sobre encontrar o seu espaço no mundo. É sobre a ancestralidade que está acesa dentro de nós. É sobre as voltas que o nosso corpo continua dando em busca de algo maior”, afirma Brenalta MC.

Após a exibição do filme, apresentações musicais do multi artista e seus convidados: o DJ Pipoo, pioneiro do movimento hip hop em São Sebastião, e o power trio de rappers Maré de Rimas, formado pelas artistas Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento, todas de Caraguatatuba, que se uniram para empoderar o hip hop feminino, e já lançaram o primeiro single chamado de Reage!.

O audiovisual também estará presente no dia 24 de agosto, às 20h, com a apresentação de três documentários com curadoria de Letícia Andra. Ela é psicóloga, pesquisadora do tema ancestralidade desde 2008 e idealizadora de Corpo Ancestral, projeto de dança ancestral. Todos os vídeos mostram narrativas das vidas dos povos originários de São Sebastião.

O filme Griô: A Chave para o Futuro retrata histórias vividas em tempos antigos, pré analógico, passado, de três mulheres anciãs, moradoras de São Sebastião, com uma linguagem de ficção científica, que mescla história, animação, arte e fantasia. O documentário Luz e Flores: Origem Caiçara tem objetivo de dar luz a histórias que muitas vezes são silenciadas, esquecidas e que correm o risco de serem apagadas da origem caiçara.

E o curta Encontro das Águas traz entrevistas de pessoas que vivem às margens das águas do Parque Serra do Mar, formando uma espécie de mapa de seus habitantes e de uma cultura caiçara que resiste e se transforma.

O Festival Felino 

Desde a sua primeira edição, em 2019, a programação do FELINO destaca as culturas negra, tradicional, popular, urbana, LGBTQIAPN+, entre outras, com a presença de artistas de várias gerações, DJs e MCs, movimentos populares e culturais periféricos.

O Festival  já reuniu cerca de 10 mil pessoas com atividades culturais gratuitas nas cidades do Litoral Norte.

 

SERVIÇO

 

Evento: Teatro infantil Quem muito cobra, cobrado será!, do grupo Mamulengo de Si Mesmo

Data: 08/08 (terça-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Teatro infantil Brincantes

Data: 09/08 (quarta-feira)

Horário: 10h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Teatro infantil Boa Noite, do grupo Circo Navegador

Data: 09/08 (quarta-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Municipal Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Show de Maria Elvira

Data: 11/08 (sexta-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Praça do Caiçara

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1-107 – Centro, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Show de Ruty Helen

Data: 12/08 (sábado)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Polo Cultural do Travessão

Endereço: Praça Jorge de Castro, 35 – Travessão, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Brenalta MC – Lançamento de livro Margem, exibição do documentário EP Sóis e show com convidados: Dj Pipoo e trio de rappers Maré de Rimas (Maria Diva, Ruty Helen e Mayara Nascimento)

Data: 22/08 (terça-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Espaço Cultural Circo Navegador

Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP

 

Evento: Exibição de documentários de Letícia Andra – Griô: A Chave para o Futuro, Luz e Flores: Origem Caiçara e Encontro das Águas

Data: 24/08 (quinta-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Espaço Cultural Circo Navegador

Endereço: Rua Pref. Mansueto Pierotti, 826 – Centro, São Sebastião – SP

 

Evento: Teatro de bonecos Vidas Secas, do grupo Caravan Maschera

Data: 29/08 (terça-feira)

Horário: 20h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

 

Evento: Teatro de bonecos Hoje, Godot Não Vem!, do grupo Caravan Maschera

Data: 30/08 (quarta-feira)

Horário: 15h

Valor: Gratuito

Local: Teatro Mario Covas

Endereço: Avenida Goiás, 187 – Indaiá, Caraguatatuba – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *