O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), realizou o primeiro procedimento de artroplastia, um implante de prótese reversa de ombro. A cirurgia é uma opção para cuidar de casos avançados e de condições severas de artrose no ombro. A doença é um desgaste da cartilagem que pode gerar dor intensa e limitação dos movimentos.
Segundo o Instituto Sócrates Guanaes, gestor do HRLN, a cirurgia era inédita na região. O primeiro paciente que se submeteu ao procedimento foi um homem de 67 anos. Na ocasião, houve a substituição cirúrgica da articulação, cartilagem, ligamentos e tendões comprometidos por um implante ortopédico que reproduz a mecânica da articulação. Logo a dor do paciente foi aliviada e ele retomou os movimentos do ombro.
Alta complexidade no Hospital Regional
Além da artroplastia, o Hospital Regional realiza outros procedimentos de alta complexidade e que estão à disposição da população do Litoral Norte. A equipe gestora destaca a praticidade de não precisar mais de deslocamento para outros municípios para realizar esse tipo de cirurgia, podendo permanecer próximo de casa com conforto e segurança. “É muito gratificante poder oferecer esse serviço à população, uma técnica valiosa e inovadora aqui para o Litoral Norte”, afirma Gustavo Cursino, diretor executivo da unidade.
A equipe de ortopedia e traumatologia do Hospital Regional já realizou, desde março de 2022, mais de 1.129 procedimentos de alta complexidade, como 38 artroplastias de joelho e 70 de quadril. Além disso, foram eitas cirurgias de fraturas complexas, microcirurgias com equipe de cirurgia da mão, entre outros. O hospital também oferece procedimentos desse nível de complexidade nas especialidades de cardiologia, cirurgia cardiovascular, bem como neurologia, neurocirurgia, oncologia, entre outros.