Hospital Regional realiza primeiro implante de prótese inédito na região

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), realizou o primeiro procedimento de artroplastia, um  implante de prótese reversa de ombro.  A cirurgia é uma opção para cuidar de casos avançados e de condições severas de artrose no ombro. A doença é um desgaste da cartilagem que pode gerar dor intensa e limitação dos movimentos.

Segundo o Instituto Sócrates Guanaes, gestor do HRLN, a cirurgia era inédita na região. O primeiro paciente que se submeteu ao procedimento foi um homem de 67 anos. Na ocasião, houve a substituição cirúrgica da articulação, cartilagem, ligamentos e tendões comprometidos por um implante ortopédico que reproduz a mecânica da articulação. Logo a dor do paciente foi aliviada e ele retomou os movimentos do ombro.

Alta complexidade no Hospital Regional

Além da artroplastia, o Hospital Regional realiza outros procedimentos de alta complexidade e que estão à disposição da população do Litoral Norte. A equipe gestora destaca a praticidade de não precisar mais de deslocamento para outros municípios para realizar esse tipo de cirurgia, podendo permanecer próximo de casa com conforto e segurança. “É muito gratificante poder oferecer esse serviço à população, uma técnica valiosa e inovadora aqui para o Litoral Norte”, afirma Gustavo Cursino, diretor executivo da unidade.

A equipe de ortopedia e traumatologia do Hospital  Regional já realizou, desde março de 2022, mais de 1.129 procedimentos de alta complexidade, como 38 artroplastias de joelho e 70 de quadril. Além disso, foram eitas cirurgias de fraturas complexas, microcirurgias com equipe de cirurgia da mão, entre outros. O hospital também oferece procedimentos desse nível de complexidade nas especialidades de cardiologia, cirurgia cardiovascular, bem como neurologia, neurocirurgia, oncologia, entre outros.

One Reply to “Hospital Regional realiza primeiro implante de prótese inédito na região”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *