Após dois anos sem carnaval, muitos brasileiros estão prontos para tirar os planos do papel neste feriadão de fevereiro, que vai de sexta-feira (17) a quarta-feira de cinzas (22). Porém, é preciso ter cuidados na estrada.
Seja para escapar da folia e buscar um merecido descanso, ou para pular de bloquinho em bloquinho, a verdade é que muitas pessoas optam por pegar a estrada de carro para economizar nas passagens de ônibus e avião.
Segundo o Índice de Preços do Consumidor (IPCA), do IBGE, os preços de produtos e serviços mais consumidos no verão avançaram 16,6% no acumulado de 2022, na comparação com 2021. Os principais vilões foram passagens aéreas, com acréscimo de 23,5% e de hospedagem com 18,2%.
O receio toma conta dos planos de quem vai pegar a estrada para praia ou campo neste período, pois com a estrada cheia, os cuidados precisam ser redobrados. Essas ações com o carro antes de viajar são essenciais para garantir um trajeto tranquilo e com segurança.
O especialista Tiago de Bortoli, engenheiro de automóveis e sócio da AutoInsp, elencou cinco principais dicas para dar atenção nas viagens de carro:
1. Revisão pré-viagem: Normalmente a revisão precisa ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas para viagens mais longas, é bom levar no seu mecânico de confiança para avaliar o óleo, alinhamento e balanceamento. Mesmo com todos os cuidados, o motorista precisa ficar atento a possíveis sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que é indício de problema no balanceamento, por exemplo. Obs: Mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é imprescindível fazer a revisão.
2. Usar o cinto de segurança corretamente: Alguns dos erros mais comuns na hora de usar o cinto de segurança é colocá-lo sobre o pescoço, utilizar presilhas ou grampo para afrouxar o cinto, passar a faixa do tórax pelas costas e colocar a subabdominal na barriga ao invés de no quadril. O correto é regular a altura do banco e utilizar a faixa transversal do cinto sobre o ombro, atravessando o tórax, para que em caso de acidente o seu corpo não seja projetado por cima do cinto, escapando da proteção. Priorize segurança acima do conforto.
3. Cuidados com as bagagens: muito cuidado com o transporte das bagagens, o compartimento ideal é o porta-malas. Caso o espaço do porta-malas não seja suficiente para acomodar seus pertences, a solução muitas vezes é organizar o restante das malas no banco traseiro. Nessa situação, o motorista precisa ficar muito atento, pois ocupar os bancos traseiros com objetos soltos, ou qualquer lugar que faz divisão do espaço interno com os passageiros, pode acarretar em multa e, mais que isso, comprometer a segurança dos ocupantes do veículo.
4. Trocar o óleo: Abrasão, corrosão e desgaste de componentes importantes do sistema de transmissão podem ser causas da má lubrificação e deteriorar o desempenho do seu carro. Negligenciar este aspecto pode render uma parada inesperada no meio da estrada. Nesse caso é bom ter o seu seguro veicular em dia.
5. Estepe completo: Mesmo com a revisão alguns imprevistos podem acontecer durante a viagem, como o caso do pneu furar no caminho. Por isso, confira o estado do seu estepe e o kit necessário para a troca: macaco, chave de roda, triângulo e pressão do pneu reserva. Caso precise trocar o estepe na estrada, lembre-se de tomar todos os cuidados e colocar o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do seu carro, para que outros motoristas tenham tempo de frenagem.