Prefeito de São Sebastião exonera secretários e promove ‘troca-troca’ de cargos

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez 55 nomeações e 41 exonerações em menos de dois meses. As mexidas incluem oito mudanças no comando de secretarias. Os secretários de Obras e de Meio Ambiente estão entre os exonerados.

O caso mais curioso é o do engenheiro Daniel Mudat, que era secretário de Meio Ambiente até a última sexta-feira (22). Ele já havia ocupado o cargo entre 2019 e 2020. Foi novamente nomeado em fevereiro deste ano, e exonerado no final de maio. Retornou ao cargo dia 1º de julho, mas não chegou a completar um mês.

A exoneração mais recente foi a pedido dele próprio, às vésperas das audiências públicas sobre a PPP do Lixo, quando será discutido um polêmico projeto de usina de tratamento térmico de resíduos. No dia anterior à exoneração, Mudat presidiu uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, sem comunicar a intenção de deixar o cargo.

Vai e vem semelhante aconteceu com o secretário da Fazenda, Juraci Oliveira, renomeado três dias depois da exoneração, assim como o secretário de Segurança, Emerson Elias, que saiu e voltou para o mesmo cargo em uma semana.

Outra surpresa foi a exoneração do secretário de Obras, Luis Eduardo Araújo, na última terça-feira (19). Ele estava no cargo há pouco mais de quatro anos e, por enquanto, ficou fora do governo. Nas últimas eleições, Araújo doou R$ 10 mil para a campanha à reeleição de Felipe.

O ex-prefeito Luizinho Faria, que era o secretário da Fazenda, foi acomodado no gabinete do prefeito, no cargo de assessor especial com gratificação. Já o ex-vereador Elias Rodrigues virou secretário-adjunto de Desenvolvimento Social.

Na Regional Topolândia, onde os cargos foram ‘loteados’ para acomodarem apaniguados de vereadores, o prefeito exonerou o diretor Joviano Conde (indicado por Edivaldo Campos, o Teimoso) e o chefe Wilton Lima (ligado a Diego Nabuco). A medida teria sido tomada em razão das desavenças entre eles.

Em meio às últimas nomeações está a do irmão do prefeito, Lucas Augusto, que agora é chefe da Fiscalização de Posturas.

O prefeito não tem o hábito de justificar as trocas que faz nos cargos de primeiro escalão. A alta rotatividade dos comissionados, na Prefeitura de São Sebastião, chamou a atenção, inclusive, do Tribunal de Contas. “Mostra descontinuidade e elevada alternância, bastante prejudiciais à coisa pública”, considera o órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *