Barco com 620 kg de tainha e sem licença recebe multa de R$ 134 mil

Um barco com 620 quilos de tainha em seu porão, mas sem licença para pescar, recebeu multa da Polícia Ambiental no valor total de R$134 mil, em Ubatuba. O flagrante de pesca irregular aconteceu neste domingo (3) e todo o pescado foi doado ao Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba.

Segundo a equipe policial, uma unidade especializada em policiamento náutico flagrou a embarcação na APA Marinha do Litoral Norte (APAMLN). A unidade concentra uma variedade de ecossistemas que, integrados, abrigam uma rica e diversa biota. Além disso, interagem com espécies migratórias e de mar aberto, que utilizam o ambiente em alguma fase da vida. Sua área contempla ecossistemas costeiros como praias, costões rochosos, marismas, estuários, ambientes bentônicos do infralitoral. No bioma Mata Atlântica são manguezais, restingas e floresta ombrófila densa, incluindo ambientes insulares, compostos pelas ilhas, ilhotes e lajes.

A criação da APAMLN tem a finalidade de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais da região. Bem como ordenar o turismo recreativo, as atividades de pesquisa e pesca.

Quando abordaram o barco, os policiais solicitaram documentos e licenças ao mestre da embarcação, não só dele mas dos cinco tripulantes. Porém todas as licenças estavam vencidas, o que contraria a legislação de pesca vigente. A equipe apreendeu e doou os 620 quilos de tainha que estavam no porão da embarcação, local de armazenamento de pescados.

A Ambiental recolheu o barco e uma rede de 380 metros. Por fim, elaborou cinco autos de infração com as multas.

tainha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *