Em 4 meses, prefeito de São Sebastião viaja mais que Bolsonaro ao exterior

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, tem mais viagens ao exterior que o presidente da República, Jair Bolsonaro, nos primeiros quatro meses de 2022. Entre janeiro e abril, Felipe foi à Espanha, Portugal e Itália. No mesmo período, Bolsonaro esteve no Suriname, Rússia e Hungria. Esses dois últimos destinos do presidente foram visitados na mesma viagem.

O prefeito supera o presidente também no número de dias fora do País. As duas viagens de Bolsonaro no ano somaram cinco dias. Já Felipe ficou entre 12 a 16 dias na Europa.

As viagens do presidente são divulgadas previamente na agenda oficial, disponível no site do Governo Federal, com as datas de ida e retorno e as finalidades das visitas. Os nomes dos membros das comitivas são informados em decretos.

Já a Prefeitura de São Sebastião não dispõe de página na internet destinada a informar os compromissos do prefeito. As viagens ao exterior são notadas somente quando Felipe se ausenta de lives transmitidas em sua própria página.

As datas não são divulgadas, o que dificulta saber com exatidão o período de duração das viagens. Os acompanhantes do prefeito também são desconhecidos na maioria das vezes.

A finalidade alegada, em quase todos os casos, é participação em feiras de turismo. As outras cidades da região também costumam enviar representantes para esses eventos, mas geralmente são profissionais das secretarias de turismo que viajam. Isso porque a apresentação das cidades independe da presença de prefeitos. O consórcio turístico do Litoral Norte também cumpre esse papel.

Da mesma forma, o Governo do Estado tem espaço de exposição nas feiras sem a presença do governador, com apenas um turismólogo, servidor público estadual.

Já o prefeito Felipe Augusto costuma levar o presidente da Fundass (fundação cultural), Cristiano Teixeira. Ele também participa das feiras nacionais.

A Fundass, porém, não tem vínculo com a Secretaria de Turismo nem atribuições relacionadas à promoção turística de São Sebastião.

Em Lisboa, no mês de março, o prefeito também esteve acompanhado do pai Wander Augusto e do secretário-adjunto de Obras, Newton Pertusi. Segundo o prefeito, a ida do secretário foi justificada pela visita a um mercado gastronômico da capital portuguesa, denominado Time Out Market. “Queremos produzir um modelo semelhante no município”, disse Felipe, no retorno ao Brasil.

A construção, porém, não está prevista nos planos que definem ações de governo a médio e longo prazo (Plano Diretor e Plano Plurianual). O Time Out Market, existente também nos Estados Unidos e no Canadá, é empreendimento privado.

Sobre a companhia do pai em Lisboa, Felipe não disse nada.

Gastos do prefeito

Além das três viagens internacionais deste ano, Felipe fez, pelo menos, outras sete. As visitas a Dubai (agosto de 2021) e a Nova Iorque (janeiro de 2020) foram realizadas sem nenhuma divulgação.

No ano passado, foi rejeitado um projeto que obrigaria o prefeito a comunicar, previamente, as viagens ao exterior. Votaram contra a proposta os vereadores Teimoso, Daniel Soares, Felipe Cardim, Daniel Simões, Renato e Nabuco.

Em relatório, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) destacou uma série de irregularidades nos gastos da Prefeitura de São Sebastião em viagens realizadas em 2020. “Aquisição de bebidas alcoólicas, cosméticos e outros produtos de consumo não identificados ou esclarecidos, passeios turísticos e souvenires (doces, flores e queijos), refeições sem economia e o pagamento de bagagens extra”, apontou a fiscalização do TCE.

Felipe Augusto em Lisboa, na companhia do pai (à direita do prefeito) e do secretário-adjunto de Obras (atrás do prefeito) (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *