Teiú de 1,5 metro é resgatado em residência no Porto Novo

Um lagarto de 1,5 metro, da espécie teiú, foi resgatado pela Polícia Ambiental de dentro de uma residência no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba. A ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira (28).

Os policiais foram acinados pelos moradores e, no local,  localizaram o animal silvestre debaixo da caixa d’água, na varanda da casa.

Utilizando técnicas de manejo e captura de espécies silvestres, a equipe realizou o resgate do réptil sem causar ferimentos. Depois, o animal foi solto em seu habitat natural, em mata longe de ocupação humana.

“O teiú pode atingir até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Quando acuados podem ser agressivos, por este motivo não tentem capturar este animal”, informou a Ambiental.

O teiú

O gênero de répteis Tupinambis, popularmente conhecido como teiú, é um dos maiores lagartos do Novo Mundo e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul. É o lagarto mais comum em cativeiro no Brasil.

Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. A língua é cor-de-rosa, comprida e bífida; a cauda, longa e arredondada. Sua coloração geral é negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros, com região da garganta e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo à medida que se desenvolvem.

Onívoros, alimentam-se, em cativeiro, de gemas de ovos, carnes, rãs, frutas, vegetais etc. Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para se evitarem mordidas. Ovíparos, põem, em média 30 ovos, incubados por um período de 90 dias até o nascimento dos filhotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *