Com mais banhistas nas praias, aumentam óbitos e salvamentos no Carnaval

Diferente de 2021 quando as cidades estavam ‘fechadas’ por conta da pandemia da Covid, este ano, o período do Carnaval teve um maior número de óbitos e salvamento de banhistas nas praias do Litoral Norte. É o que mostram os dados do Grupamento dos Bombeiros Marítimos (GBmar).

De sexta-feira (25 de fevereiro) a esta quarta-feira de Cinzas (2/3), vítimas salvas nas praias de São Sebastiao, Ubatuba e Caraguatatuba e dois óbitos nas praias de Ubatuba e São Sebastião. Quando comparado a 2021, foram 26 casos de resgate sem nenhuma morte.

O tempo bom, com calor de mais de 30 graus todos os dias e as folgas prolongadas levaram mais pessoas às praias e, por conta de abusos, os números negativos tiveram esse crescimento e envolveram, principalmente, turistas que aproveitavam o feriado no litoral.

O primeiro caso de óbito foi registrado na praia do Puruba, região norte de Ubatuba, quando duas pessoas entraram ao mar em setor em local onde não havia guarda-vida. Ao avistar a cena do afogamento, o guarda-vidas que estava em outro setor da praia partiu para o resgate e conseguiu tirar um homem de 23 anos da água, mas o outro rapaz, de 29 anos, afundou.

Equipes em bote inflável de salvamento e do helicóptero Águia da Polícia Militar fizeram buscas pela área e depois de uma hora e meia encontraram o corpo.  O turista era de Guarulhos (SP).

A outra ocorrência foi registrada na Costa Sul de São Sebastião quando um turista de São Paulo, de 58 anos, com histórico de hipertensão, entrou no mar após se queixar do excesso de calor.

litoral norte
Foram 87 resgates neste Carnaval no Litoral Norte (Foto: Gbmar/ Divulgação)

Pouco depois, o filho teria notado a ausência do pai e o procurado por cerca de 10 minutos, momento que outro banhista notou o corpo afogo em uma profundidade de cerca de 1,5 metro. Imediatamente  ele foi retirado da água e socorrido pela equipe  da USA 01 do Samu que o levou para o Pronto Socorro de Boiçucanga, onde foi constatado o óbito.

Para o capitão João Rapaci, comandante do GBMar no Litoral Norte, para estar no mar é preciso cuidados e fugir dos abusos. Conforme ele, quem não conhece uma praia, deve sempre procurar ficar próximo a locais guarnecidos por guarda-vidas, evitar beber e ir para a água, além de não se aventurar para o fundo.

Essa orientação é importante até por conta do número de salvamentos realizados neste período de Carnaval. Somente em São Sebastião, foram 63 resgates realizados em seis dias, contra 23 em Ubatuba e um em Caraguatatuba.

A última vez que os números foram tão altos foi em 2019, antes da pandemia, quando foram anotadas 87 intervenções em São Sebastião, 24 em Ubatuba e quatro em Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *