Cobra coral é capturada dentro de escola em Caraguatatuba

Uma cobra coral-verdadeira, uma das mais venenosas do Brasil, foi capturada na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, no Jardim Casa Branca, em Caraguatatuba. O resgate da serpente foi na manhã desta segunda-feira (14).

Os funcionários da escola acionaram a Polícia Ambiental e contaram terem visto uma cobra no jardim, aparentando ser da espécie coral. A equipe localizou a serpente próximo aos pneus usados no jardim da unidade e confirmou a suspeita das funcionárias de que a cobra é peçonhenta.

Então, os policiais conseguiram capturar o animal com técnicas de contenção e manejo de espécie silvestre. Segundo eles, a cobra estava muito brava, mas não se feriu.

Cobra coral-verdadeira

A cobra coral-verdadeira é uma das serpentes mais venenosas do Brasil. Porém, como costuma fugir da presença humana, é a espécie com menor registro de incidentes.

Então, conhecidas por injetar um veneno extremamente forte, as cobras-corais-verdadeiras, possuem a coloração em tons de vermelho, laranja, amarelo e branco. A espécie habita em todo o continente americano, com exceção do Chile e Canadá, e podem se adaptar em diferentes biomas, a exemplo do bioma amazônico.

Seu veneno possui atividades neurotóxicas e portanto, pode matar em algumas horas, bloqueando o sistema neuromuscular e causando insuficiência respiratória, bem como deixar a visão turva, dificultar a deglutição e provocar vômitos.

Segundo a Ambiental, grande parte dos acidentes ofídicos com a coral deve-se pelo manuseio irregular. Por isso, reforça a necessidade de acionamento de uma equipe especializada em manejo de animal silvestre para realizar a captura e contenção adequada.

Os policiais destacam também a correta postura das funcionárias da escola em acionar a Ambiental para o resgate da cobra, já que evitou um possível acidente e permitiu que a equipe devolvesse serpente nativa do território brasileiro ao seu habitat natural.

No Litoral Norte de São Paulo, a Ambiental atende pelos telefones 190 e (12) 3886-2200.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *