IPTU de São Sebastião tem reajuste de 9,86%

Foi reajustado em 9,86% o valor do IPTU em São Sebastião, no qual também está embutida a taxa de lixo. O reajuste foi aplicado com base no índice da inflação acumulada em 12 meses.

Sem nenhuma divulgação pela Prefeitura, o reajuste só foi notado quando os carnês começaram a ser acessados pelos contribuintes.

Na última live, ao ler um comentário que dizia que “o IPTU subiu”, o prefeito negou. “Não teve aumento de IPTU, não”, disse Felipe Augusto.

De fato, o termo correto para o caso é “reajuste”, em função de ter sido aplicado somente o índice da inflação. Felipe se limitou a desmentir o aumento, sem informar e justificar o reajuste.

Apesar da inflação no período, diversas cidades, como a vizinha Ilhabela, mantiveram o IPTU congelado. Foi o que fizeram também, por exemplo, as prefeituras de Guarulhos, de Ibiúna e de Itapira. Houve ainda municípios que optaram em aplicar um índice menor (5% em São Vicente).

No ano passado, São Sebastião arrecadou R$ 255 milhões com IPTU e taxa de lixo. A quantia superou a estimativa e foi 38% maior do que a arrecadação do ano anterior (veja o gráfico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *