Caraguatatuba decreta estado de atenção no Plano Preventivo da Defesa Civil. Alguns pluviômetros de Caraguatatuba registram mais de 140 milímetros em 6 horas, o que significa mais de 140 litros por metro quadrado.
As equipes do órgão, juntamente com Secretarias da Prefeitura estão nas ruas trabalhando nos pontos onde foram registrados alagamento e monitorando as áreas de risco para escorregamento de terra.
Em relação ao alagamento, segundo a prefeitura, a região central é a mais afetada. A informação é que as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estão desde já em locais mais atingidos para controle do trânsito. Já as áreas monitoradas pelos agentes da Defesa Civil são Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro e Jaraguazinho.
Estado de atenção nas estradas
Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a probabilidade é de muitas nuvens com pancadas de chuvas forte e trovoadas isoladas, mas com ventos fracos.
Conforme informado pela Concessionária, há risco de fechamento da Rodovia dos Tamoios caso o acumulado em 72 horas ultrapasse a marca de 100 mm na estrada.
A orientação da Defesa Civil é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.
Assim como no caso de alagamento, as pessoas não devem se arriscar a enfrentar a enchente. Também devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em tempo: A prefeitura informa que, em caso de necessidade de remoção de famílias, a Prefeitura já está com seus abrigos prontos.
Em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela informou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros da cidade, estão atendendo as ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.
Além disso, o acumulado nas últimas três horas, nos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino é de 113mm. Já na região do Centro Histórico Vila o acumulado é de 37mm. O ponto mais crítico registrado até momento é entre os bairros da Água Branca e Reino.
A prefeitura informa que, em riscos de deslizamentos de terra e quedas de árvores, procure lugar abrigado.