Com mais de 140 mm de chuva, Caraguatatuba decreta estado de atenção

Caraguatatuba decreta estado de atenção no Plano Preventivo da Defesa Civil. Alguns pluviômetros de Caraguatatuba registram mais de 140 milímetros em 6 horas, o que significa mais de 140 litros por metro quadrado.

As equipes do órgão, juntamente com Secretarias da Prefeitura estão nas ruas trabalhando nos pontos onde foram registrados alagamento e monitorando as áreas de risco para escorregamento de terra.

estado de atenção
Foto: Redes Sociais

Em relação ao alagamento, segundo a prefeitura, a região central é a mais afetada. A informação é que as equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estão desde já em locais mais atingidos para controle do trânsito. Já as áreas monitoradas pelos agentes da Defesa Civil são Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro e Jaraguazinho.

Estado de atenção nas estradas

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a probabilidade é de muitas nuvens com pancadas de chuvas forte e trovoadas isoladas, mas com ventos fracos.

Conforme informado pela Concessionária, há risco de fechamento da Rodovia dos Tamoios caso o acumulado em 72 horas ultrapasse a marca de 100 mm na estrada.

A orientação da Defesa Civil é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

Assim como no caso de alagamento, as pessoas não devem se arriscar a enfrentar a enchente. Também devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Em tempo: A prefeitura informa que, em caso de necessidade de remoção de famílias, a Prefeitura já está com seus abrigos prontos.

 

Em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela informou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros da cidade, estão atendendo as ocorrências ocasionadas pelas fortes chuvas.

Além disso, o acumulado nas últimas três horas, nos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino é de 113mm. Já na região do Centro Histórico Vila o acumulado é de 37mm. O ponto mais crítico registrado até momento é entre os bairros da Água Branca e Reino.

A prefeitura informa que, em riscos de deslizamentos de terra e quedas de árvores, procure lugar abrigado.

Fornecimento de água

A Sabesp informou que as fortes chuvas que vêm atingindo o Litoral Norte nesta data estão, a princípio, afetando a produção de água nos municípios do Litoral Norte.
Segundo a empresa, as chuvas torrenciais e em grande quantidade que estão atingindo a região comprometem a produção de água, podendo ocasionar a interrupção do abastecimento.  Conforme acontece o arraste de terra, devido ao grande volume de água que vem atingindo as captações, areia, pedras, galhos e lama (que provocam o bloqueio das grades, peneiras e sistemas de bombeamento das captações de água). Por isso, a produção é diretamente afetada em decorrência da qualidade da água que chega às estações de tratamento.
A situação é de alerta máximo e a Sabesp pede a colaboração dos comitês de contingências criados nos municípios do Litoral Norte pelas Prefeituras, como também solicita à população que utilize a água de forma consistente, preservando-a para usos necessários e emergenciais. Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *