Prefeitura de São Sebastião manipula informações em ranking da Saúde

A Prefeitura de São Sebastião divulgou, na semana passada, um ranking nacional, que colocaria o município em posição de destaque na Saúde. Rapidamente, os sites e jornais que recebem verba publicitária trataram de reproduzir o texto. A página do prefeito Felipe Augusto também aproveitou o embalo.

Mas o que foi divulgado como “novo ranking”, na verdade, é uma ‘notícia requentada’. O ranking de competitividade dos municípios já havia sido divulgado em novembro do ano passado. Na época, uma matéria publicada nesta página informou que São Sebastião ficou na posição 132 da classificação geral.

Uma das informações omitidas na divulgação da Prefeitura é que, embora seja um ranking nacional, não foram avaliadas as 5.570 cidades brasileiras, mas somente as 405 que têm mais de 80 mil habitantes.

Ranking entre municípios

Para o levantamento, foram considerados indicadores divididos em três áreas: Sociedade, Economia e Instituições.

A Sociedade é a que abrange os serviços públicos na Saúde, Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente. Nessa área, São Sebastião ficou na posição 170.

A mesma colocação foi obtida na Economia, em que foram avaliados mercado de trabalho, renda média, qualificação profissional e acesso à internet.

A área Instituições considerou as receitas e despesas do município e o funcionamento da máquina pública. São Sebastião ficou na posição 61.

A Prefeitura, no entanto, fez ‘recortes’ dentro da área Sociedade para divulgar apenas os quesitos que ficou em primeiro lugar: cobertura de atenção básica na Saúde e vacinação. “A qualidade dos serviços ofertados pelo município está acima da média do Brasil”, publicou o site da Prefeitura.

Mas os quesitos divulgados medem apenas a oferta desses serviços à população. Significa dizer que São Sebastião, junto com outras 54 cidades, tem equipes de atendimento primário que cobrem 100% da população. Já a qualidade dos serviços oferecidos na rede é medida por outros indicadores.

Em live no gabinete do prefeito, secretários destacaram o primeiro lugar em cobertura vacinal como sendo um atestado da eficiência do governo na imunização contra Covid. Na verdade, os dados avaliados nesse quesito foram colhidos em 2019, antes da pandemia, e se referem a vacinação contra outras doenças.

Já o resultado do atendimento pré-natal, que São Sebastião teve um desempenho inferior (posição 75), ficou fora da propaganda da Prefeitura.

A Prefeitura ainda divulgou que a cidade melhorou nos demais quesitos, mas essa foi a primeira edição do ranking, não sendo possível medir uma evolução.

Publicação no site da Prefeitura, na última terça-feira (29), de ranking divulgado em novembro

Ao ver a publicação na página do prefeito, uma funcionária da Saúde comentou: “Prontuário de papel, agenda de papel, papelzinho pra todo lado, atendimento moroso, engessado, perdas de encaminhamentos aos montes, recepcionistas sobrecarregadas e com salário de ensino fundamental”.

O levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública, um instituto que vende cursos e projetos para prefeituras. Os resultados podem ser acessados neste link: www.clp.org.br/competitividade/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *