Dia de São Cristovão tem carreata e benção de veículos em Caraguatatuba

A Catedral do Divino Espírito Santo, de Caraguatatuba, realiza nesta sábado (24) uma série de comemorações em homenagem a São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

Às 11h, será transmitida pela página do Facebook da catedral a retirada da imagem que fica na rotatória de entroncamento entre as rodovias Tamoios (SP-99) e Rio-Santos (SP-55). Ela vai para a sede da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). O secretário Marcelo Pereira conta que a equipe da prefeitura já preparou a limpeza do local que vai receber, novamente, a imagem.

Às 18h, haverá benção dos veículos oficiais da prefeitura e depois carreata com a imagem saindo em direção à Catedral, onde está prevista a Santa Missa, às 19h30, em louvor ao padroeiro dos motoristas e benção dos veículos participantes.

História de São Cristovão em Caraguatatuba

Quem chega a Caraguatatuba, logo se depara com a praça 1º Centenário, que guarda uma pequena imagem de São Cristóvão, recepcionando os motoristas que se dirigem ao Litoral Norte.

No ano de 1983, o jornalista Roberto Espíndola, que na época era vice-presidente da associação das emissoras de rádio e televisão do Estado de São Paulo, costumava viajar pelo interior, visitando algumas emissoras.

Em uma de suas viagens, Espíndola envolveu-se num grave acidente, mas invocando a proteção de São Cristóvão, conseguiu sair ileso. Em sinal de gratidão, assumiu o compromisso de trazer para Caraguatatuba a imagem do padroeiro dos motoristas, de forma que pudesse ser reverenciado pelos que estão ao volante, estendendo a todos a sua proteção.

A imagem veio, em carreata, da antiga igreja de São Cristóvão, que fica no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, no dia 25 de julho, data do padroeiro, e foi recepcionada pela população no alto da serra, junto ao posto rodoviário.

Para ajudar na decoração do local, uma grande pedra foi retirada da Pedreira Massaguaçu e fixada com concreto no trevo de acesso, para compor, juntamente com a imagem, o Monumento a São Cristóvão. Numa cerimônia religiosa realizada no local, a imagem foi abençoada por padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que, convidados, vieram de Taubaté para a bênção.

Desta forma, tomou forma a tradicional carreata de São Cristóvão em Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *