Outro lobo-guará é vítima de atropelamento em menos de um mês

Um lobo-guará morreu após ser atropelado por um automóvel na rodovia Oswaldo Cruz,  na tarde desta terça-feira (8). O animal era uma fêmea ainda jovem e não resistiu aos ferimentos.

Esse é o segundo caso de óbito por atropelamento de um lobo-guará em menos de um mês no município. O primeiro animal morreu no dia 19 de maio, na mesma estrada. A espécie é rara na região e está ameaçada de extinção.

Segundo Tiago Leite, biólogo coordenador do Instituto Profauna, que acompanhou o resgate, “o curto intervalo de tempo entre os dois acidentes gera grande preocupação devido ao grau de ameaça da espécie”.

Tecidos do corpo do animal foram recolhidos para análises de DNA com objetivo de confirmar a causa da morte. Porém, segundo os veterinários, a dentição era nova, sem desgaste evidente, e o lobo não apresentava presença de ectoparasitas ou outras doenças que possam ter causado o óbito.

O corpo foi encaminhado para o uso didático e científico no departamento de anatomia do curso de medicina veterinária da Universidade Anhanguera, em São José dos Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *