Em nova votação, Conselho aprova contas da Saúde em São Sebastião

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de São Sebastião aprovou, na tarde desta quinta-feira (18), as despesas na área da Saúde, de maio a agosto do ano passado. Foram oito votos favoráveis e seis contrários, além de duas abstenções.

As contas haviam sido reprovadas em setembro, mas três meses depois a maioria dos membros decidiu anular a votação. A justificativa é que não teria sido dada a devida publicidade à reunião na época, apesar da participação de 15 dos 18 conselheiros.

São Sebastião

Nesta quinta, a Associação Amigos de Maresias (Somar), representada pela presidente Dirceia Arruda, mudou o voto. Na votação passada, Dirceia havia optado pela aprovação com ressalvas, o que acabou não contabilizando entre os favoráveis. Agora, a presidente da Somar votou pela aprovação, sem ressalvas.

Outra mudança de posicionamento, que resultou na alteração do resultado, foi do Instituto de Defesa da Pessoa com Deficiência (Idefesp). A entidade tirou o seu representante que havia votado contra as contas. A substituta, Tayná Araujo, aprovou.

Teve também troca de conselheiro representante da OAB. O membro anterior, Henrique Cardoso, além de ter votado contra, foi um dos que emitiu parecer pela reprovação. Na semana passada, há oito dias da nova votação, a OAB substituiu Henrique por Arthur Beolchi. O novo conselheiro se absteve da votação, alegando que não teve tempo para analisar.

O Sindicato dos Petroleiros foi outra entidade que havia votado contra as contas, por meio do conselheiro Douglas Braga. Mas, dessa vez, ele e o suplente José Marcos Medina não compareceram à reunião.

O Comus agora deve comunicar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas a nova decisão sobre as despesas da Saúde. Essa é a segunda vez, em menos de três meses, que o órgão altera um resultado que era desfavorável ao governo.

Veja como votou cada conselheiro em relação às contas da Saúde

A favor
Maria Ângela – secretária
Giuliana Del Porto – diretora da Fundação Saúde
Laysa Pires – agente comunitário
Dilmara Abreu – diretora do Samu
Décio Galvão – Irmandade Santa Casa Coração de Jesus
Leonel Nulman – diretor do hospital
Dircéia Arruda – presidente da Somar (associação de Maresias)
Tayná Araújo – Idefesp

Contra
Claudia Canhadas – Sindicato dos Servidores
Viviane Moura – Federação Pró-Costa Atlântica
Ângela Julia Thomaz – Polvo Centro de Convivência da Terceira Idade
Josilene Santos – Lar Vicentino
Miguel Campos – Unibairros (associação da Topolândia, Itatinga e Olaria)
Luciana da Silva – Paróquia

Abstenção
Arthur Beolchi – Ordem dos Advogados do Brasil
Bruna – Associação Médica de São Sebastião e Ilhabela (a conselheira foi identificada na reunião apenas com o primeiro nome, e não consta no último decreto publicado de nomeação dos membros do Comus).

Ausentes
Ivan Alvarenga – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde
Douglas Alberto Braga – Sindicato dos Petroleiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *