Vereador prega independência e avisa: “Não vou tolerar projetos a toque de caixa”

De volta à Câmara de São Sebastião 12 anos depois de ter exercido o cargo de vereador pela última vez, Wagner Teixeira expôs a maneira como pretende conduzir seu novo mandato.

Ao votar em José Reis para presidente da Câmara, Wagner declarou que não vai aceitar votação de projetos “em cima da hora”. “Ninguém quer atrapalhar o prefeito, mas tem que ser debatido antes de votar. Nem que eu procure as esferas judiciais para barrar os projetos que venham a toque de caixa, como os que tiveram na gestão passada”, ameaçou Wagner, que prometeu fiscalizar os atos do prefeito e dos vereadores. “Todo mundo que errar vai pagar pela sanção de lei”, advertiu.

Projetos votados às pressas, sob regime de urgência, foram corriqueiros no último mandato. Quando isso acontece, na maioria das vezes os vereadores votam sem conhecimento dos efeitos do projeto, e até mesmo sem ler o texto.

Uma das votações mais simbólicas foi a da reforma administrativa, em dezembro de 2019. O projeto, que criou mais de 700 cargos comissionados, e aumentou salários de diretores e chefes, chegou à Câmara a menos de duas horas do início da sessão, além do horário permitido para inclusão na pauta. Mesmo assim foi aprovado pela maioria.

No mês passado, os vereadores também aprovaram cerca de 20 projetos, a maioria deles sem divulgação prévia e de última hora. Entre eles estava o Plano Diretor, que acabou tendo a segunda votação impedida pela Justiça.

Vereador presidente da Câmara

Eleito presidente da Câmara, nesta sexta-feira (1º), o vereador Reis não falou sobre o tema, mas prometeu um “Legislativo forte e independente”. Ele lembrou que já havia tentado outras vezes. “Agora é o meu momento”, comemorou.

Diferentemente dos antecessores, Reis não expôs os planos administrativos que tem para sua gestão na Câmara. Em entrevista à reportagem, disse que ainda precisa se inteirar dos apontamentos do Tribunal de Contas.

Questionado sobre a decisão judicial, que impede a votação do Plano Diretor, sem realização de novas audiências públicas, Reis comentou: “Se for necessário, faremos audiências, embora já tenham sido feitas pela Câmara e pela Prefeitura”.

Além de Reis, foram eleitos para compor a Mesa Diretora os vereadores Renato (vice-presidente), Diego Nabuco (primeiro secretário) e Daniel Simões (segundo secretário).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *