Ubatuba inicia 2021 em situação de emergência por conta das chuvas

A cidade de Ubatuba iniciou o ano de 2021 com sérios impactos por conta das chuvas fortes na região. Nesta quinta-feira (7), 125 pessoas estão desalojadas e a nova prefeita, Flávia Pascoal, emitiu um decreto que estabelece situação de emergência nas áreas afetadas.

Existem 42 famílias abrigadas em espaços temporários, como escolas, sendo 63 crianças. Até o momento três famílias retornaram para suas residências.

Ubatuba registrou acumulado de 170 milímetros de água apenas nos dois primeiro dias do ano, mais da metade da média esperada para o mês de janeiro. O temporal alagou ruas e moradores tiveram a casa invadida pela água.

Nos bairros Estufa I e Parque Vivamar um rio transbordou e as casas foram invadidas. A cidade teve diversos pontos de deslizamento de terra. Uma das encostas que desabou atingiu uma residência no bairro Pedreira Alta e o imóvel teve os cômodos tomados pela lama, sofreu um abalo na estrutura e teve que ser interditado. Outra casa no bairro Ipiranquinha teve as paredes derrubadas.

Mais chuvas

Doze bairros foram mais atingidos e a previsão é de mais chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja para a região, com possibilidade de 50 milímetros de precipitação e ventos de 60 Km/h para os próximos sete dias.

Doações

A população afetada pelas chuvas precisa de itens de necessidade básica e arrecada roupas, alimentos e produtos de limpeza. As doações podem ser encaminhadas à Prefeitura de Ubatuba ou entregues na escola Tancredo Neves, escola Prof. José de Souza Simeão ou na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou itens de ajuda humanitária: rolos de lona plástica, 300 cobertores, 10 caixas de roupas e 60 colchões. No último domingo (3), o Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba enviou álcool gel, arroz, macarrão, açúcar, leite em pó, papel higiênico , detergente, desinfetante, sabonete, creme dental e cobertores. Comerciantes, empresários, associações, poder legislativo e instituições religiosas e de classe em Ubatuba também estão ajudando constantemente.

Defesa Civil

Integrantes da Defesa Civil da capital estão no município para atuar em conjunto a equipe local na vistoria dos locais afetados pelas chuvas, que foram sinalizados. Os desalojados devem retornar às suas casas após a devida liberação do órgão.

A prefeita Flavia Pascoal agradeceu os esforços da Defesa Civil, equipe e voluntários que estão trabalhando desde o primeiro dia do ano e destacou a importância de buscar soluções efetivas para os alagamentos na cidade.

“Sabemos que não temos canais ou planos de drenagem. Por isso, já estamos nos mobilizando para elaborar um plano e buscar recursos a fim de equiparar esse déficit de drenagem urbana”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *