R$54 mil em multa para donos de 8 cachorros e 2 galinhas vítimas de maus-tratos

Oito cachorros e duas galinhas, vítimas de maus-tratos no bairro do Tinga, em Caraguatatuba, foram resgatados na tarde desta quarta-feira (9) pela Polícia Ambiental.

A equipe havia recebido uma denúncia anônima de que três irmãos, todos adultos, estavam mantendo os bichos confinados em condições insalubres.

cachorros
Foto: Polícia Ambiental

Os policiais ambientais foram recebidos pelo proprietário da residência que permitiu a entrada para fiscalização; se tratava de uma cadela e sete cachorros sem alimentação e sem água, em local sujo de fezes e lixo, bem como muito pequeno.

Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmaram que apesar dos animais não estarem debilitados, o local repleto de fezes e lixo, bem como a maneira como estavam vivendo, caracterizava os maus tratos.

Questionado, o jovem de 22 anos informou para os policiais que morava com mais dois irmãos, um de 25 e outro de 26 anos, que os animais eram deles também. Os três foram para a delegacia.

O delegado solicitou uma equipe de perícia no local e a Ambiental elaborou Auto de Infração Ambiental pelo crime praticado com base no artigo 29 da resolução da Secretaria do Meio Ambiente 48/14 que trata de “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Os três irmãos foram multados em R$ 54 mil.

cachorro
Foto: Polícia Ambiental

“ Entende-se por abuso e maus-tratos, animais mantidos em recintos impróprios, debilitados por falta de alimento ou de acompanhamento de profissional habilitado, manter animais em local desprovido de asseio ou que lhes impeça a movimentação, o descanso ou os privem de ar e luminosidade”, informou a Ambiental.

Segunda chance aos cachorros

A ONG SOS Pet, foi solicitada e compareceu ao local comovendo-se com a situação dos animais, tornou-se fiel depositária de cinco cães (uma fêmea e cinco machos).Os outros cachorros e as galinhas foram recolhidos pela Zoonoses, que está superlotada.

“Os animais que acolhemos foram encaminhados para a clínica, onde foram diagnosticados com a doença do carrapato, vermes e muitas pulgas. Foram medicados e agora estão em um espaço amplo, com comida e água fresca à vontade”, comemora Elisa Pellegrini, da SOS Pet.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *